TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Implantação De Terapia Assistida Por Animais Em Hospital Universitário

Trabalho Escolar: Desenvolvimento E Implantação De Terapia Assistida Por Animais Em Hospital Universitário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo

Desenvolvimento e implantação de Terapia Assistida por Animais em hospital universitário

Visando sempre beneficiar o paciente, a equipe de saúde tem um papel importante no processo de hospitalização, sendo apto a desempenhar estratégias para torna-la menos traumática e favorecer momentos de alegria ao paciente. A terapia Assistida por animais desenvolveu formas de humanizar a assistência ao paciente hospitalizado, essa intervenção deve ser controlada por profissionais da saúde, com a finalidade de promover a melhora da função física, social, emocional ou cognitiva dos pacientes.

Em 1972, a TAA (Terapia Assistida por Animais) foi usada no tratamento de doentes mentais. Uma das modalidades de TAA é a equoterapia, que teve seus primeiros relatos no século XVIII, com proposito de melhorar a postura, coordenação e o equilíbrio de pacientes com distúrbios articulares.

Nas últimas décadas a TAA tem sido aplicada em vários programas que ajudam na recuperação da saúde mental, transtornos de comportamento, déficit de atenção, obtendo também melhora na comunicação e auto-estima.

Uma psiquiatra brasileira encontrou na TAA uma forma de tratamento para esquizofrenia e um médico geriatra junto com uma médica veterinária também encontraram na TAA um tratamento para a doença de Alzheimer, os efeitos foram além da avaliação da memória dos pacientes, pois o estudo concluiu que as sessões de TAA ocasionaram a melhora do humor e a recuperação de lembranças e acontecimentos recentes.

A TAA traz diversos benefícios, pois pode descontrair o clima tenso do ambiente hospitalar e facilitar a comunicação entre pacientes e equipe de saúde, facilitando a socialização e a distração durante procedimentos dolorosos.

O principal animal é o cão, pois ele apresenta uma grande aceitação por parte das pessoas e é adestrado facilmente. É interessante ressaltar que os estudos sobre infecção hospitalar demostram que é mais comum um visitante humano transmitir infecções aos pacientes do que animais corretamente limpos e imunizados.

O projeto Amicão, criado em 2006, foi desenvolvido para ser implantado em algumas unidades de internação do Hospital São Paulo (HSP). Alguns critérios, recomendações e normas foram exigidos para a seleção do animal, dos pacientes e das unidades de internação.

Quanto ao animal, deve ser realizado avaliação veterinária periódica e apresentar certificado de saúde, deve ser selecionado e treinado por profissionais, tomar banho antecipadamente das visitas, entre outras recomendações. O paciente, a equipe de saúde e as unidades hospitalares também passam por uma série de recomendações e critérios de avaliação.

Os relatos de pacientes e profissionais são favoráveis a continuação da terapia. As mães das crianças declaram que eles esperam o cão com alegria e expectativa, e que durante as visitas as crianças param de chorar e os adultos ficam comovidos e entusiasmados.

A TAA obteve reação positiva e mudou de maneira expressiva a rotina dos pacientes do HSP. Esse projeto é hoje referência no processo de humanização da assistência no Hospital São Paulo, no entanto, é necessário a realização de mais estudos sobre a TAA e seus benefícios para a saúde dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com