TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Pesquisas Acadêmicas: TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 3

A Terapia Assistida por Animais é uma técnica cientificamente comprovada e tem como objetivo específico utilizar o animal de estimação no contato entre humanos e animais.

A TAA é uma intervenção dirigida, com objetivos específicos para cada patologia e faixa etária, onde o animal de estimação especialmente treinado com rígidos critérios de comportamento e saúde é parte integrante do processo de tratamento.

É um método alternativo de ajuda terapêutica que ocupa um lugar especial nos tratamentos terapêuticos em diversas patologias.

Surge como um catalisador, modificando o ambiente, o cotidiano do tratamento. Aparece como uma possibilidade de expressão dos sentimentos dos pacientes.

Isto ocorre porque as pessoas projetam no animal, principalmente no cão, seus sentimentos. “Percebem” que o animal é tão vulnerável quanto elas. Este processo chama-se identificação projetiva, ou seja, se identificam com o bicho, onde este passa a ajudar na recuperação, tornando-se a força motivadora que melhora o tratamento.

Além dos pacientes, também se beneficiam desta interação, todas as pessoas que gostam de animais: parentes, cuidadores, profissionais da instituição atendida e até mesmo a própria instituição.

Atualmente sabe-se que animais como cães, gatos, cavalos, cobaias, golfinhos e até lhamas têm efeitos terapêuticos sobre as pessoas.

As atividades podem ser individualizadas ou grupais, com periodicidade semanal ou quinzenal, geralmente em intervalos definidos. São projetadas para promover a melhoria da saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo (pensamento e habilidades intelectuais) dos assistidos e/ou pacientes. São previamente agendadas e com duração de no máximo uma hora.

O animal pode ser conduzido pelo voluntário, tutor e/ou profissional. É utilizado como mediador entre os profissionais e/ou voluntários e assistidos e/ou pacientes.

Ele não precisa ser de uma espécie ou raça especial. O importante é que seja afetivo, ou seja, gostar de outras pessoas e animais, além do seu tutor. Também precisam ter adestramento básico e estar em dia com vacinação, parasitológico e higiene.

O número de animais terapeutas cresce a cada dia, assim como o número de profissionais e instituições que agregam esta técnica.

Os benefícios dos animais de estimação para as pessoas são enormes. Eles tocam as vidas de todas as idades.

Modalidades

AAA: Atividade Assistida por Animais

É uma atividade que oferece oportunidade motivacional, educacional, de lazer, descontração, recreação, distração, entretenimento, vínculos, socialização e benefícios emocionais e/ou cognitivos.

É casual, envolve voluntários e/ ou profissionais com seus animais de estimação especialmente treinados e com rígidos critérios de comportamento e saúde, para visitar pacientes/ assistidos de todas as idades e de diferentes patologias em ambientes variados.

Esta atividade pode ser semanal, quinzenal ou esporádica, com duração de no máximo uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com