TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Embrionario

Casos: Desenvolvimento Embrionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE ENFERMAGEM

2014

3º semestre

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

PROF. THAYANA

ARLETE JESUS SANTOS

JAILSON BORGES

MARIA AP.SANTOS SALES

MÍRIAM CARVALHO XAVIER

NATÁLIA DA SILVA FONTES

INTRODUÇÃO

Vamos fazer um estudo de Clivagem e desenvolvimento embrionário suas etapas passo a passo desde a sua concepção até o nascimento .

Clivagem e desenvolvimento embrionário:

Clivagem para a Embriologia, é o nome que se dá ao processo específico de divisão celular equacional (mitose) no início do desenvolvimento embrionário, pelo qual o zigoto, também dito célula ovo, originará a multicelulariedade do embrião. O que define como se processará uma clivagem é a quantidade de vitelos existentes e a sua distribuição dentro dos ovos, Pode ser clivagem holoblásticos (ou total igual ou desigual ou meroblástica, ou parcial ): discoidal ou periférico.

.

Após a fecundação. o zigoto começa um processo de divisão para formar os dois primeiros segmentos , que surgem da separação da célula-ovo em duas filhas , que serão chamadas de blastômeros. Essa divisão ocorre pelo processo de mitose, onde todas as células terão o mesmo material genético daquelas quais se originam.

Tipos de clivagem:

Na segmentação Total Igual, todo o zigoto sofrerá segmentação. Um zigoto dará a origem a dois blastômeros, Essas divisões vão continuar dando origem a mais duas células , e assim por diante. Esse número de células vai até formar um aglomerado celular , que tem o nome de mórula. Essa segmentação é própria dos mamíferos , anfioxos e equinodermos , onde a quantidade igualitá-ria de vitelo permite a formação de blastômeros do mesmo tamanho.

Na Segmentação Total desigual o vitelo se mistura com o citoplasma somente no polo vegetativo , como a mitose trabalha/ ocorre mais lentamente com a pré-sença do vitelo , os blastômeros que não tem reproduzem mais. Isso resulta em uma mórula com muitos micrômeros que não possuem vitelo, e poucos micrômeros, que não possuem vitelo, e poucos macrômeros, com muito vitelo.

Na segmentação Parcial Discoidal, apenas o disco de citoplasma, que fica no chamado polo animal, sofre clivagem, no restante não há segmentação. Esse tipo de segmentação acontece, em geral, em óvulos de répteis, aves alguns peixes e nos mamíferos ovíparos.

A Segmentação Parcial Superficial acontece em ovos de insetos. Nela, o citoplasma fica em volta do vitelo, que fica no centro. Apenas o núcleo sofre divisões inicialmente, produzindo um cenócito e, ai, há a celularização de cada núcleo. Depois disso, núcleo e citoplasma dividem-se mais algumas vezes, e essas células ficam assim como o citoplasma, em volta do vitelo, criando uma corda que o envolvera. Diferente das outras segmentações, nessa, formar a uma única célula, com muitos núcleos, sendo este cacho de núcleos, a mórula do zigoto. Maior quantidade de vitelo significa maior resistência à clivagem. Se a clivagem. Se a clivagem for incompleta, o embrião forma-se como um disco de células, na superfície da massa de vitelo. Na clivagem completa, os sulcos de clivagem dividem completamente a massa do ovo. O vitelo está concentrado no polo vegetal no ovo de rã. Os blastômeros no polo animal, são menores, e os polo vegetal são maiores. Este processo normalmente acontece quando o zigoto atravessa a tuba uterina em direção ao útero. Durante este processo o zigoto está dentro da zona pelúcida e sua divisão em blastômeros acontece cerca de 30h após sua formação. Em seguida ao estágio de 9 células, os blastômeros mudam de forma e se compactam, este fenômeno(compactação)é provavelmente mediado por glicoproteinas de adesão. Quando já existem de 12 a 32 blastômeros, ao ser humano em desenvolvimento atinge o estágio de mórula. As células internas da mórula estão em envoltas por uma Camada celular externas. A estrutura morular começa se formar 3 dias após a fertilização e então alcança o útero. Ocorrendo isto surge no interior da mórula a cavidade blastocística , um espaço que será preenchido por um fluido. Este fluido aumenta a cavidade separando os blastômeros em dois tipos:

Trofoblasto: é uma camada celular externa delgada, que ira compor a parte embrionária da placenta.

Embrioblasto: é um grupo de blastômeros, situado no centro da massa celular interna, que originará o embrião. Todo esse processo de desenvolvimento é conhecido como blastogênese, e o concepto neste estágio é chamado de blastocisto. O embrioblasto então se projeta para a cavidade blastocística e o trofoblasto forma a parede do blastocisto que aumenta rapidamente de tamanho assim que a zona pelúcida se degenera. Por volta de 6 dias após a fertilização o blastocisto adere ao epitélio endometrial. Apesar dos progressos na fecundação humana em proveta, certas particularidades do desenvolvimento embrionário ainda não estão bem esclarecidas.

A formação do Embrião

Até estar completamente formado o embrião passa por diversas etapas: segmentação, blastulação , gastrulação , neurulação e organogênese. Blastômeros são as a primeiras células resultantes das sucessivas divisões mitóticas segmentação ou clivagem), do zigoto. São células não especializadas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com