TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

Seminário: REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

• REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

Reprodução é um processo pelo qual um organismo dá origem a novos indivíduos. As formas de reprodução são associadas em duas categorias: reprodução assexuada e a reprodução sexuada. A forma de reprodução que se desenvolve mais cedo é a assexuada, processo em que um único indivíduo é capaz de dar origem a outros, com o mesmo genótipo. A divisão binária e cissiparidade são alguns exemplos.A reprodução sexuada tem como princípio a formação do embrião a partir da união de gametas masculino e feminino, dando origem a indivíduos semelhantes aos pais, mas não idênticos, como na reprodução assexuada. Por tal motivo, ela é muito importante no que se diz respeito à variabilidade genética. Nos animais, a reprodução sexuada envolve a meiose, cujos produtos são sempre os gametas, células reprodutivas haplóides. Os gametas masculinos são os espermatozóides e os femininos, os óvulos. A gametogênese é o mecanismo que ocorre nas gônadas dos animais que se reproduzem sexuadamente. A espermatogênese é um processo no qual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozoides. Esse processo se dá no interior das glândulas sexuais ou gônadas, que, no sexo masculino, são os testículos. Esse processo ocorre da puberdade até o fim da vida. O desenvolvimento embrionário o zigoto é portador do material genético fornecido pelo espermatozóide e pelo óvulo. Um vez formado o zigoto irá se dividir muitas vezes por mitose até originar um novo indivíduo. Assim, todas as células que formam o corpo de um indivíduo possuem o mesmo patrimônio genético que existia no zigoto. Após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, é formado o zigoto, que passará por sucessivas etapas de divisões mitóticas e diferenciação celular, até se formar um indivíduo propriamente dito. Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese. Anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião mas que não fazem parte do corpo desse embrião.Os anexos embrionários são: vesícula vitelina, âmnio, cório e alantóide.

• OPINIÃO

A reprodução é importante pois nós todos somos fruto de uma reprodução, e para darmos continuidade na sobrevivencia de nossa especie os seres humanos devemos continuar nos reproduzindo, para que nunca entremos em instinção como acontece com alguns animais, claro que até mesmo os animais, os insetos tem que reproduzir para aumentar a especie. O desenvolvimento embrionário é um estudo detalhado que mostra cada etapa que ocorre após a fecundação. É através dele que descobrimos como são formandos os órgãos e tecidos e a sua origem (ectodermica, mesodermica ou endodermica); É atraves dele que se pode ter um acompanhamento do feto, e fazer um diagnostico de doenças ou distúrbios logo nos primeiros meses de vida.

• CONCLUSÃO

A reprodução sexuada é muito importante para a variabilidade genética. Através dela genes de seres diferentes podem ser unir dando assim origem a novas combinações de genes e originando maior diversidade. Embora se exija mais energia e mais tempo nesse processo, a reprodução sexuada constitui um avanço na escala evolutiva. A embriologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com