TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Do Hidróxido De Magnésio

Ensaios: Determinação Do Hidróxido De Magnésio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

1 – INTRODUÇÃO

Nosso Trabalho consiste em determinar o Teor do Hidróxido de Magnésio em Leite de magnésia. Leite de magnésia é a suspensão (solução) de hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 - em água Sua ação laxante deve-se à reação dela com o Ácido clorídrico do suco gástrico , formando cloreto de magnésio - MgCl2 - que é deliqüescente, ou seja, absorve muita umidade, chegando até mesmo a se dissolver na água absorvida do meio. Desse modo, lubrifica-se os intestinos, neutralizando a prisão de ventre.

A titulação do Mg(OH)2 deve ser feita de maneira indireta, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de quivalência seja difícil. Para evitar esse problema, o procedimento adotado é fazer com que a eação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva da solução de ácido padrão secundário. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária. Esse procedimento de determinação da quantidade em excesso adicionada é conhecido como retrotitulação ou titulação de retorno.

A detecção do ponto final, ponto de equivalência ou ponto estequiométrico pode ser detectado comumente pelos indicadores ácido-base. Esses indicadores apresentam um intervalo de mudança de cor (viragem) característico. A cor do indicador depende do pH do meio.

2 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

MATERIAIS E REAGENTES

• Água destilada

• Balão volumétrico

• Becker

• Proveta

• Erlenmeyer

• Fenolftaleína

• Pipeta de pasteur

• Pisseta

• Leite de Magnésia (1200mg/15ml)

• Solução 0,1M de Ácido Clorídrico

• Solução de Hidróxido de Sódio 0,1M

PARTE EXPERIMENTAL

Para a realização do experimento, inicialmente agita-se o leite de Magnésia até formar uma emulsão bem homogênea. Toma-se um elenmeyer de 125ml na balança e tara, em seguida, com o auxílio de uma pipeta de pasteur, adiciona-se cerca de 0,5g da emulsão ao erlenmeyer e anota-se a massa adicionada.

Adiciona-se 15ml de solução de HCl 0,1M preparada e padronizada e 3 gotas de fenolftaleína à emulsão.

Enche a bureta com NaOH 0,1M e titula o excesso do ácido que reagiu com o Mg(OH)2

Repete-se todas as etapas mais uma vez e tira a média da concentração de Mg(OH)2 das amostras.

Determinação da densidade da emusão

Toma-se uma proveta de 10 ml limpa e seca. Ponha-a numa balança de precisão. Em seguida, com o auxílio de uma pipeta de pasteur, adiciona-se 1,0 ml da emulsão previamente homogeneizada e anota-se a massa. Posteriormente adiciona-se mais 1 ml e anota-se novamente a massa. Faz o mesmo para 3 ml e finalmente calcula-se a densidade da emulsão.

4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES

O Leite de Magnésia que foi utilizado neste experimento é da marca Magmax®, possui (1200mg/15ml).

Depois de adicionado 15ml de HCl em duas amostra contendo 0,50g e 0,52g respectivamente,da emulsão de Leite de Magnésia e 3 gotas de Fenolftaleína titula-se o excesso do ácido que reagiu com o Mg(OH)2 com uma solução de NaOH já padronizada 0,1M. Obteve-se esses resultados:

Número de mols de HCl que reagiram com o Mg(OH)2 (no primeiro e na duplicata)

Cálculo da molaridade obtida através dos experimentos realizados:

A segunda Parte da experiência, consistia na determinação da densidade da emulsão. Somente um grupo fez e mostrou seus resultados:

Cálculo da densidade:

Densidade média e desvio padrão

5 – CONCLUSÃO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com