TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Devastação Mata Atlantica Causa E Efeito

Artigo: Devastação Mata Atlantica Causa E Efeito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

O ecossistema da mata atlântica é de florestas de árvores altas e exuberantes .

A degradação da mata atlântica se deu por conta do abusivo nível de extração da madeira pau-brasil, usada para a confecção de tintas para tecidos. Essa extração era feita por meio de mão de obra escrava.

Além da prática da extração para fins comerciais, grande parte da mata foi destruída para a construção de vilas e cidades, e em formas de tornar a vida mais confortável.

Além do uso do Pau-Brasil, e ao desmatamento para a construção das cidades, foram implantados engenhos de cana-de-açúcar, que foi a principal atividade econômica na época, fazendo o que já estava bastante debilitado piorar ainda mais. Essa única prática de plantio, fez com que houvesse o empobrecimento do solo, e com isso houve a necessidade de que trocasse o local de plantio, aumentando ainda mais a quantidade de áreas devastadas.

Com o passar do tempo, as atividades industriais foram implantadas aumentando de forma desordenada a retirada da matéria-prima, tanto para a fabricação de produtos, quanto para a desocupação de espaço.

Para que haja a plena recuperação da mata atlântica e mudar esse quadro de devastação irresponsável foi criado o Pacto Florestal. Trata-se de uma iniciativa de alguns centros de pesquisas, aliados à iniciativa privada, a universidades públicas e a órgãos governamentais para acelerar o processo de preservação e recuperação da floresta da Mata Atlântica. O objetivo é recuperar 15 milhões de hectares até o ano de 2050.

Melhor que isso seria se cada uma das pessoas contribuísse, pelo menos com o plantio de uma árvore, propiciando o reflorestamento da área devastada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com