TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes

Monografias: Diabetes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho prepõe-se a esclarecer, de modo geral, o diabetes mellitus tipo 2. Trata-se de uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Existem diferentes tipos de diabetes, que são diferentes devido aos seus sintomas, complicações e tratamentos. Assim, os tipos mais comuns são diabetes mellitus tipo 1, diabetes mellitus tipo 2, diabetes gestacional e diabetes insipidus. Os diferentes tipos de diabetes devem ser diagnosticados e tratados adequadamente por um médico endocrinologista.

É sabido que o diabetes mellitus tipo 2 é o mais comum e, por isso, é o mais conhecido também. Toda pessoa tem um familiar ou um amigo que sofre desse tipo de doença e está mais acostumado com os seus sintomas e tratamentos.

Desse modo, se faz necessário, conscientizar todas as pessoas para que se cuidem, diminuindo o risco de desenvolvimento do diabetes.

DIABETES MELLITUS TIPO 2

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.

A primeira descrição documentada dos sintomas do diabetes até hoje encontrada está em um papiro egípcio. O papiro di Ebers data de 1552 antes de Cristo, tem 20 metros de comprimento e é considerado o documento médico mais importante do antigo Egito, com relatos de sintomas e receitas para vários distúrbios. Um parágrafo é dedicado aos sintomas mais fortes do diabetes. Fala de pacientes que emagrecem, sentem uma sede contínua e urinam em abundância. O tratamento incluía folhas de hortelã, dieta e apelos a Ísis e Osíris.

O diabetes tipo 2 é o tipo mais frequente de diabetes. Nesse tipo de diabetes a insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente ou não age de forma adequada para diminuir a glicemia. É mais comum em adultos (acima de 40 anos de idade) e em pessoas que têm familiares com diabetes tipo 2. Está muito relacionado à obesidade e, por isso, vem atingindo pessoas cada vez mais jovens.

Inicialmente, o tratamento pode ser apenas com dieta e exercício físico, mas, com o tempo, provavelmente serão necessários comprimidos, insulina ou a associação dos dois.

Alguns medicamentos orais (comprimidos) agem aumentando a secreção de insulinas, outros, diminuindo a resistência à ação desse hormônio. Às vezes, o diabetes tipo 2 é descoberto por acaso e pode estar muito descontrolado, já necessitando de insulina desde o início. Esse é o caminho natural do tratamento e usar insulina não significa piora ou agravamento do diabetes.

Os medicamentos orais (comprimidos) são frequentemente usados em combinação com outros hipoglicemiantes, principalmente quando têm mecanismos de ação diferentes. Podem, também, ser associados à insulina. O tipo de tratamento a ser adotado para cada paciente é uma decisão do médico, de acordo com cada caso.

Vários dados indicam que o diabetes tipo 2 é o resultado de uma combinação de suscetibilidade genética e fatores externos/ambientais. Esses fatores externos são atividade física reduzida e um aumento no consumo de calorias. O impacto da atividade física reduzida e do consumo calórico excessivo no desenvolvimento do diabetes tipo 2 representa a base para o aumento global na prevalência deste tipo de diabetes.

Tem atingido adultos acima de 40 anos, mas está começando a aparecer em crianças também. São fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2: história familiar de diabetes tipo 2, idade acima de 45 anos, evidência de tolerância à glicose comprometida, inatividade física, sobrepeso (acima do peso normal) ou obesidade, antecedente de diabetes gestacional e uso de determinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com