TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Melitus

Projeto de pesquisa: Diabetes Melitus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.099 Palavras (17 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Introdução: O Diabetes Melittus (DM) é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia), resul-tante de defeitos na secreção de insulina e ou na ação desta. O descontrole metabólico pode levar a complicações na saúde do indivíduo, como a nefropa-tia diabética (ND). A ND é a falência renal ocasionada pelo DM e ocorre como resultados de alterações hemodinâmicas que, somadas aos efeitos da hipergli-cemia, provocam lesões na microcirculação renal, que culminam com a escle-rose glomerular ela representa, atualmente, a principal causa de insuficiência renal terminal. Objetivo: Desenvolver orientações de enfermagem aos pacien-tes portadores de ND para prevenção das complicações decorrentes da pato-logia. Metodologia: Estudo de revisão literária, com coleta de dados através de internet, livros, publicações em revistas científicas que contenham assuntos inerentes ao tema proposto. Revisão Bibliográfica: A DM é uma doença crô-nica progressiva que se desenvolve em 1/3 de toda a população diabética, o que significa dizer que são aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo o mundo. Os fatores de risco são: fumo, pressão arterial elevada, hiperglicemia (níveis elevados de glicose no sangue), hábitos de vida e história familiar de doença renal diabético. Quando os rins não filtrarem o sangue, medidas imedi-atas devem ser tomadas tais como: Hemodiálise e Transplante. Considera-ções finais: A importância de uma abordagem educativa para esclarecimentos sobre a doença e adoção de hábitos de vida saudáveis com uma linguagem acessível e de fácil compreensão, como estratégia para estimular a participa-ção do cliente em seu tratamento, levando-o a entender seu estado e o direito de conhecer as formas do cuidar de si sem imposições ou dificuldades.

Palavra chave: Diabetes Mellitus, Nefropatia diabética, Assistência de Enfer-magem.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO....................................................................................6

2 – METODOLOGIA.................................................................................8

3 – DESENVOLVIMENTO........................................................................9

3.1 - Nefropatia Diabética...................................................................9

3.1.2 – Características da ND.............................................................9

3.1.3 – Diabetes Mellitus...................................................................11

3.1.3.1 – Manifestações Clínicas do Diabetes Mellitus.................... 13

3.1.4 – Tratamento da ND.................................................................14

3.1.4.1 – Diálise.................................................................................14

3.1.4.2 – Transplante.........................................................................15

4 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.................................................15

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................17

6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................19

1. INTRODUÇÃO

O Diabetes Melittus (DM) é um grupo de doenças metabólicas caracteri-zadas por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia), resultante de defeitos na secreção de insulina e ou na ação desta. (BRUNNER & SUDDAR-TH, 2002).

O descontrole metabólico pode levar a complicações na saúde do indiví-duo, como a nefropatia diabética (ND), foco deste estudo (RIELLA apud NETO e RIBEIRO, 2007).

A ND é a falência renal ocasionada pelo DM e ocorre como resultados de alterações hemodinâmicas que, somadas aos efeitos da hiperglicemia, pro-vocam lesões na microcirculação renal, que culminam com a esclerose glome-rular,ela representa atualmente, a principal causa de insuficiência renal termi-nal. (JÚNIOR; ZANELLA, 2002).

Fatores genéticos e ambientais parecem concorrer para o desenvolvi-mento da ND. A participação dos fatores genéticos foi sugerida pela observa-ção de que a nefropatia afeta apenas uma porção dos pacientes portadores de ND. Além disso, a ocorrência de uma agregação familiar da nefropatia, tanto em paciente DM I e DM II, reforça a hipótese relacionada a determinadas etni-as (PRADO, 2001).

Para tanto, partiu-se do pressuposto fato de que a falência do rim é o fim de todo um processo que poderia ser evitado, visto que o diabético ao iniciar a terapia de substituição renal, que muitas vezes não é esperado, constitui um grande choque para a pessoa doente e sua família, frequentemente apresenta complicações tardias desencadeadas pelo longo curso da doença.

Para Trenti, 1992, uma condição crônica de saúde caracteriza-se pelo momento em que a pessoa passa a incorporar a doença no seu processo de viver, constituindo-se em situação permeada de estresse. Seu impacto surge a qualquer tempo e com capacidade de causar alterações nas condições de ser saudável de pessoas e de grupos.

Informações e orientações prestadas pela enfermagem são meios eficazes de minimizar os sentimentos de incerteza, medo, dor e desconfortos inerentes ao diagnóstico de uma condição mórbida para a qual não se tem a perspectiva da cura, mas tão somente do controle clínico.

O estudo se torna relevante, pela alta prevalência no mundo de indiví-duos portadores de diabetes mellitus, sendo este, um fator de risco para nefro-patia diabética, onde seu tratamento se baseia no controle da glicemia e da hipertensão.

De acordo com Figueiredo et al, 2006, a enfermagem é a profissão com-prometida com o ser humano, desde o nascimento até a morte. Ela se utiliza de cuidados para transformar os desequilíbrios em equilíbrios, ou ainda evitálos. É importante reconhecer a importância de promover a saúde, prevenir a doen-ça, tratar e reabilitar o ser humano/família/comunidade, desenvolvendo a concepção do processo saúde-doença.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com