TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellitus

Exames: Diabetes Mellitus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Vídeo 1

Convivendo com o diabetes

O vídeo "Convivendo com o Diabetes" enfatiza que o diabetes é uma doença grave, que vem acompanhada de vários outros problemas. A cada dia que passa, mais pessoas vem adquirindo a doença no Brasil, comprometendo totalmente a qualidade de vida do individuo.

Há dois tipos de diabetes: o diabetes tipo I e o tipo II. Onde no tipo I os sintomas aparecem na infância ou adolescência, sendo uma doença mais rara. E o tipo II é uma doença associada ao estilo de vida, tais como: obesidade, falta de atividade física e alimentação incorreta.

Enfatizou-se no vídeo que tem uma maior chance de desenvolver diabetes quando possuem diabéticos em familiriares, como pais, irmãos e tios.

Foi explicado que quando qualquer alimento é ingerido, o corpo o quebra em pequenas partes, incluindo a glicose (fonte de energia para as células), a insulina (produzida pelo pâncreas) é o hormônio responsável pela entrada da glicose na célula. Nos diabéticos, o pâncreas não produz insulina suficiente, ficando a glicose na corrente sanguínea, provocando danos nos vasos sanguíneos, nervos, cérebro, rins e fígado.

No vídeo é relatado os sintomas, tais como: muita sede, urina com frequência e fraqueza. Mas só depois que surgem complicações que a doença é percebível. Complicações essas ligadas a outros problemas de saúde, como por exemplo o colesterol e a hipertensão (aumento pressão do sangue nos vasos sanguíneos). Esse aumento da pressão trás efeitos ruins e mais chances de desenvolver problemas nos rins, sofrer derrame; sobrecarregando o coração que pode vir a sofrer um infarto.

O vídeo esclareceu que existe dois tipos de colesterol (gordura presente alimentos), HDL - que é o colesterol bom, encontrado no azeite, óleo de milho; e LDL que é o colesterol ruim encontrado em carnes gordurosas e derivados do leite. Se o nível de colesterol ruim no sangue estiver alto, pode vir a entupir os vasos sanguíneos, ocorrendo infarto, derrame e até levar a morte. O triglicérides alterado acumula gordura levando o corpo a problemas.

Foi visto assim que os riscos se multiplicam se a diabetes estiver associada a hipertensão e ao colesterol.

Foi falado também que, o paciente diabético não tratado adequadamente tem a Neuropatia diabética (machucado no nervo, que é responsável pelos movimentos do corpo), tendo dores intensas em um simples mudar de temperatura do ambiente ou um simples toque. O diabetes causa danos aos nervos, tendo sensações como: choques, pontadas, queimação, formigamento (pés e mãos), sintomas esses intensificados com o tempo, onde essa dor constante e intensa leva o indivíduo a irritação e depressão.

Foi mencionado também da dificuldade de ereção do diabético, onde associada a condições físicas afeta a vida do indivíduo e também a vida do casal. Grande porcentagem dos homens com diabetes tem essa dificuldade, sendo um dos primeiros sintomas do diabete.

Finalizou-se esclarecendo que o diabetes pode ser controlado, que existem tratamentos eficazes para controlar a doença e suas complicações. Que todos tem que tomar cuidado com os hábitos diários, como: exercícios, alimentação e visitas periódicas ao médico.

Apreciação do vídeo

Foi utilizado nesse vídeo, em forma de desenho animado, uma maneira dinâmica e interativa para abordar o tema da doença de Diabetes, sendo apresentado de forma clara, concisa e divertida.

Vídeo II

Diabetes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com