TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico de diabetes e / ou rastreio

Artigo: Diagnóstico de diabetes e / ou rastreio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Educação em Enfermagem

Diabetes

1-Introdução:

O Diabetes apresenta-se como um dos grandes problemas de Saúde Pública, quer seja por questões sociais, econômicas, familiares e também pessoais. O aumento das doenças crônicas nos idosos tem preocupado o Ministério da Saúde e o Ministério da Previdência e Assistência Social, que pretendem a realização de estudos epidemiológicos das doenças dos idosos e, daí, propor serviços de atenção à saúde, visando à promoção, proteção, recuperação da saúde e prevenção dos agravos do idoso. Ressaltam ainda a importância de implementar ações educativas aos idosos, favorecendo a estes o autocuidado à saúde, prevenindo incapacidades e postergando a morte.

Nesta perspectiva, acredita-se que as ações educativas, junto ao paciente, família e comunidade, têm um papel essencial no controle dessa enfermidade, uma vez que as complicações estão estritamente ligadas ao conhecimento para o cuidado pessoal diário adequando e ao estilo de vida saudável.

O Programa do Diabetes tem como meta diminuir a prevalência desta enfermidade, utilizando-se da educação em saúde, buscando prevenir as complicações que podem surgir. De acordo com o Ministério da Saúde o Diabetes é uma das principais causas de mortalidade (27,4%) por problemas cardiovasculares em pessoas idosas. Portanto, é oferecido acompanhamento e tratamento supervisionado pela equipe de saúde aos pacientes cadastrados no Centro de Saúde.

Alguns fatores que potencializam o desencadeamento constante da doença na população e que dificultam as medidas de prevenção são o desconhecimento da patologia por parte dos pacientes portadores e comunidade em geral, a não adesão ao tratamento, dificuldades de acesso ao Centro de Saúde, falta de monitoramento dos níveis glicêmicos, entre outros.

O Diabetes Mellitus, doença endócrina, com causas multifatoriais, está relacionado diretamente à produção insuficiente de insulina, falta desta ou incapacidade da mesma de exercer sua função com êxito. Geralmente ocasiona hiperglicemia constante e outras complicações. Pode lesionar em longo prazo, o coração, os olhos, os nervos, os rins e a rede vascular, sobretudo a periférica.

As manifestações clínicas mais frequentes com o aumento da glicemia são: poliúria, nictúria, polidipsia, boca seca, polifagia, emagrecimento rápido, fadiga, fraqueza, tonturas, etc. Caso não haja o controle dos índices glicêmicos, além dos sintomas citados, o paciente pode evoluir para uma cetoacidose Diabética e Coma.

As manifestações em longo prazo, complicações tardias que podem atingir órgãos vitais, são a Retinopatia Diabética, problemas cardiovasculares, alterações circulatórias e problemas neurológicos. Em relação à Retinopatia diabética, esta pode ir desde uma turvação da visão até a presença de catarata, descolamento da retina, hemorragia vítrea e cegueira; os problemas Cardiovasculares estão associado à obesidade, tabagismo, que pode precipitar o Infarto Agudo do miocárdio, a Insuficiência Cardíaca Congestiva e as arritmias; as alterações circulatórias, podem ocasionar uma lesão no membro inferior, acarretando um problema denominado "Pé Diabético"; e, em relação aos problemas neurológicos, responsáveis pelas neurites agudas ou crônicas, podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com