TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisao Celular

Trabalho Escolar: Divisao Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Divisao celular.

Definição de Divisão Celular

A divisão celular é um processo pelo qual as célula (unidades básicas da vida) se reproduzem e não só, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula materna ou progenitora. A capacidade de divisão celular é variado em relação ao tipo de célula e a sua função.

Todos os organismos uni. ou pluricelular têm a capacidade de se reproduzirem para a manutenção da espécie, logo tudo isso tem um começo, que é a divisão celular que é a perpetuação da vida.

Nos seres eucariontes a divisão celular divide-se em duas etapas distintas:

- mitose que é o processo universal de divisão.

- citocinese que é divisão do citoplasma em células filhas.

- interfase que é um período de intensa actividade e síntese de crescimento.

Função da Divisão Celular

A divisão celular tem como função (através da sua capacidade metabólica)

a manutenção da vida enquanto conseguir(uma célula dá origem a uma outra célula). Através desta divisão as células-filhas terão pelo menos metade ou mesma quantidade de material genético da mãe onde há uma hereditariedade através da reprodução ou divisão celular normal ou tem como função e com fidelidade passar o programa genético de uma geração celular para a geração seguinte(a cromatina da célula mãe, é replicada ou separada recebendo as células filhas uma quantidade do DNA da mãe).

Tem como função também a reconstituirão celular, crescimento e desenvolvimento dum pluricelular por exemplo através dum zigoto unicelular.

A divisão pode ter diferentes velocidade nos diferentes tecidos celulares com diferentes funções.

Tipos de Divisão Celular

Na natureza encontramos dois tipos de divisão celulares similares:

A mitose que as células filhas terão a mesma quantidade de cromossomas replicadas em dois possuindo um numero diploide(2n) que são células somáticas, e a meiose que dividem-se a quantidade de cromossomas pelas células filhas que possuem um numero haploide de cromossomas (n).

Utilizam ambas a citosinese que é a separação parcial em dois o citoplasma da célula-mãe e que está sempre acompanhada com a divisão celular. Na célula animal esta divisão origina duas células filhas separadas ou individualizadas entre si.

Podemos encontrar também a amitose (divisão directa) ou cissiparidade caso pouco frequente na natureza vê-se na divisão do macromucleo da paramécia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com