TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão Celular

Artigo: Divisão Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

1. DIVISÃO CELULAR

A divisão celular corresponde ao processo mediante o qual as células se reproduzem e os organismos pluricelulares crescem. Trata-se, fundamentalmente, de uma duplicação que, nos organismos unicelulares, coincide com a reprodução e, nos pluricelulares, leva a um crescimento progressivo, acompanhado de uma diferenciação das células

Todas as células, de qualquer planta ou animal, provêm de uma única célula inicial — o óvulo fecundado — célula-ovo ou zigoto. O óvulo fecundado divide-se e forma duas células-filhas idênticas, cada uma das quais contém um conjunto cromossómico igual ao da célula mãe. Depois, cada uma das células-filhas sofre um grande número de divisões sucessivas volta a dividir-se, e assim continua o processo. Nessa divisão, chamada de mitose, duplica-se o número de cromossomas (ou seja, o DNA) e cada um dos conjuntos duplicados constituirá a dotação cromossómica de cada uma das duas células-filhas em formação. Cada célula-filha recebe, assim, da célula progenitora exactamente o mesmo número e tipo de cromossomas.

Trata-se de um fenómeno cíclico, no fim do qual uma célula origina duas células-filhas que, por sua vez, se comportarão do mesmo modo.

Na formação dos gâmetas, acontece uma divisão celular especial das células germinais, chamada de meiose, na qual se reduz à metade o número de cromossomas; só se transmite a cada célula nova um cromossoma de cada um dos pares da célula original (ver o bloco sobre a reprodução).

A Divisão Celular é, assim, essencial à vida, pois permite a:

- a reprodução

- o crescimento

- a diferenciação

- a regeneração

- e a renovação das células.

2. CICLO CELULAR

O ciclo celular é o período compreendido entre a origem de uma célula, por divisão de uma célula preexistente, e sua subsequente divisão em duas células filhas, que repetirão o ciclo.

Depois de uma célula se dividir, é necessário algum tempo para que essa célula esteja pronta para uma nova divisão, reiniciando-se todo o processo.

O Ciclo celular é constituído por 2 fases principais:

• A interfase (G1, S, G2), período que medeia entre o fim de uma divisão celular e o início da seguinte. É nesta fase que ocorre a duplicação do material genético.

• E a Fase mitótica ou período da divisão celular (Mitose e Citocinese) – como o nome indica esta fase corresponde ao período em que ocorre a divisão celular.

2.1. Interfase

• A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da segunda, ou seja, é a fase entre divisões celulares.

• Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida (cerca de 90 a 95% do tempo total gasto durante o ciclo). Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico.

• É um período de intensa actividade bioquímica na célula, a qual é responsável pelo crescimento celular e auto-replicação do DNA (duplicação do material genético – os cromossomas).

• A auto-replicação de DNA permite que, sempre que uma célula se divide, cada célula-filha herde uma cópia do seu material genético, perpetuando as características da espécie.

A interfase divide-se em três fases:

• Fase G1

o Nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organelos celulares e, consequentemente, a célula cresce.

• Fase S

o É nesta fase que ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA da célula.

o A partir deste momento os cromossomas passam a possuir dois cromatídeos ligados por um centrómero.

• Fase G2

o Neste período dá-se a sintese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).

A duração do ciclo celular varia nos diferentes tipos de célula. Nos primeiros estágios da vida de um embrião humano, por exemplo, a intérfase das células embrionárias é curtíssima, e praticamente não apresenta as fases G1 e G2. Assim que a mitose termina, as células recém-formadas duplicam imediatamente os seus cromossomas e iniciam nova mitose. A fase S é também muito curta, uma vez que o DNA, principal componente dos cromossomos, duplica-se muito rapidamente nas células embrionárias. Uma pessoa adulta tem células com diferentes ciclos celulares. Por exemplo, as células presentes na camada germinativa de nossa epiderme dividem-se constantemente, produzindo sempre novas células epidérmicas para substituir as que morrem. O mesmo ocorre nas células que revestem internamente nosso tubo digestivo. Já as células musculares e nervosas nunca se dividem, permanecendo estacionadas em uma fase do ciclo celular chamada G0 (zero).

2.1.1. ESTRUTURA DO CROMOSSOMA

Um cromossoma é constituído por uma longa molécula de DNA enrolada, a espaços regulares, em torno de glóbulos de certos tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com