TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão celular

Seminário: Divisão celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 6

Divisão Celular:

A divisão celular é o mecanismo que leva as células a se multiplicarem dando origem a outras células, as quais todas têm a capacidade de se reproduzir e são extremamente importantes para o desenvolvimento.

Através desta divisão, as células originadas terão pelo menos metade ou mesma quantidade de material genético da célula proveniente, e passa o programa genético de uma geração celular para a geração seguinte.

Outra importante função também é a reconstituição celular, crescimento e desenvolvimento

É importante salientar dois aspectos importantes:

A – Divisão do núcleo (cariotomia ou cariocinese)

B - Divisão do citoplasma (citonese ou citodierese)

Essa divisão é feita por dois tipos de etapas: Meiose e Mitose

Mitose:

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do ser vivo, até o momento em que morre. Essa divisão é extremamente importante para o desenvolvimento , pois graças a isso damos continuidade ao desenvolvimento, crescimento e também a reposição de células perdidas.

A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie (no caso dos humanos, 46). Em seguida, há um período de grande atividade metabólica, denominado interfase, em que ocorre a duplicação do material genético

A mitose ocorre em 4 fases, sendo prófase, metáfase, anáfase, telófase, intérfase 

Mitose:

Divisão celular e o Ciclo celular

A divisão de uma célula em duas células-filhas ocorre na fase M do ciclo celular. A fase M consiste em divisões nuclear, ou mitose, e divisão citoplasmática ou citocinese. Nessa Figura a fase M foi expandida para melhor entendimento. A mitose dividida em cinco etapas, as quais, junto com a citocinese estão descritas nesse painel.

Durante a interfase, a célula aumenta de tamanho. O DNA dos cromossomos é replicado e o centrossomo é duplicado.

Fases da mitose:

1- Prófase

Compactação do material genético, condensação dos cromossomos, início da destruição do envoltório nuclear, duplicação do centríolo.

É a fase inicial, os centríolos das células se separam para os polos do núcleo e os cromossomos começam a se organizar e se condensam no núcleo que aumenta seu tamanho pelo desaparecimento do ínvulcro, e formam microtúbulos ,

2- Pró-Metáfase

Cada centríolo vai para um pólo, cromossomos no máximo de compactação, não há mais núcleo, envoltório nuclear completamente desfeito.

3- Metáfase

Cromossomos alinhados no equador da célula, fibras do fuso se ligam ao centrômero da cromátide.

4- Anáfase

As cromátides irmãs se separam, indo uma para cada pólo celular auxiliada pelo encurtamento das fibras do fuso.

5 e 6-Telófase e Citocinese

Descompactação do material genético, reaparecimento do envoltório nuclear, que só fica inteiro novamente na fase G1 da interfase, reaparecimento do nucléolo nas células que o possui, formação do anel contrátil de filamentos de actina que estrangula o citoplasma dividindo-o em dois para dar origem as células filhas.

No final da Mitose existem duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula mãe.

Meiose:

Fase I (equacional):

Prófase I: Compactação do material genético, condensação dos cromossomos, início da destruição do envoltório nuclear, duplicação do centríolo.

Pró-metáfase I: Cada centríolo vai para um pólo, cromossomos no máximo de compactação, não há mais núcleo, envoltório nuclear completamente desfeito.

Metáfase I: Pares cromossomos alinhados no equador da célula, fibras do fuso se ligam ao centrômero dos cromossomos homólogos. Ocorre a recombinação ou crossing-over, ou seja, a troca de partes entre os cromossomos homólogos paternos e maternos.

Anáfase I: Os cromossomos homólogos se separam, indo um par para cada pólo celular auxiliada pelo encurtamento das fibras do fuso.

Telófase I e Citocinese I: Descompactação do material genético, reaparecimento do envoltório nuclear, que só fica inteiro novamente na fase G1 da interfase, reaparecimento do nucléolo nas células que o possui, formação do anel contrátil de filamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com