TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença De Parkinson

Casos: Doença De Parkinson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. O Mal de Parkinson, também chamada de Doença de Parkinson, ou simplesmente Parkinson, é uma doença do sistema nervoso central que afeta a capacidade do cérebro de controlar nossos movimentos. Charcot homenageia o Dr. James Parkinson colocando o nome da doença de Mal de Parkinson.

A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente entre os idosos. Devido à sua característica progressiva e crônica, a doença afeta a qualidade de vida (QV) dos portadores. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra. Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores. A redução da dopamina no cérebro resulta da deterioração de células da tal substancia negra que é responsável pelo controlo dos movimentos. Entretanto também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações no sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.

A doença de Parkinson é uma doença primária de causa obscura. Há degeneração e morte celular dos neurónios produtores de dopamina. É uma das doenças neurológicas mais frequentes visto que sua prevalência situa-se entre 80 e 160 casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade.

Sintomas da Doença de Parkinson

Os sinais e sintomas da doença de Parkinson podem ser divididos em motores e não motores.

Sintomas motores da doença de Parkinson:

Tremores: ocorrem principalmente quando o paciente encontra-se em repouso e melhora quando se movimenta o membro. Esta é uma característica que distingue o tremor da Doença de Parkinson dos tremores que ocorrem por outras causas.

Em fases iniciais da doença, o tremor é intermitente e costuma passar despercebido pelos familiares e amigos. O paciente pode referir uma sensação de "tremor interno", como se algum dos membros estivesse tremendo, quando na verdade, o tremor não é perceptível para outros. Os tremores perceptíveis costumam começar em uma das mãos, normalmente com movimentos entre o dedo indicador e o polegar, como se estivesse a contar dinheiro. Com o passar dos anos a doença avança e os tremores se tornam mais generalizados, alcançando outros membros. O tremor em repouso é o sintoma inicial do Mal de Parkinson em 70% dos casos. Com o evoluir da doença, praticamente todos os pacientes apresentarão algum grau de tremor. São poucos os casos de Parkinson que não causa o tremor. Como o tremor da doença de Parkinson ocorre em repouso e melhora à movimentação, este acaba não sendo um sintoma muito incapacitante, ao contrário da bradicinesia.

Bradicinesia: significa movimentos lentificados. A bradicinesia é o sintoma mais incapacitante do Parkinson. O paciente sente-se cansado, com intensa fraqueza muscular e sensação de incoordenação motora. Tarefas simples tornam-se muito difíceis, como abotoar uma camisa, digitar no computador, pegar moedas dentro do bolso ou amarrar os sapatos. O doente refere dificuldade para iniciar qualquer movimento voluntário. O paciente torna-se hesitante e descoordenado. Com o tempo até andar vira uma tarefa difícil.

Rigidez: a rigidez dos músculos é outro sintoma importante do Mal de Parkinson. Assim como o tremor e a bradicinesia, a rigidez inicia-se apenas de um lado, generalizando-se conforme a doença progride.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com