TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Microbiana

Trabalho Universitário: Doença Microbiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 6

DOENÇA MICROBIANA

Uma das razões mais importantes para o estudo dos micróbios é compreender as doenças que eles causam e a maneira para controlá-las. Infelizmente, a relação entre muitos organismos e as doenças causadas por eles não é simples.

Especificamente, a maioria dos organismos não causa uma única doença bem-definida, embora existam alguns que o façam (Treponema pallidum, sífilis, poliovírus, pólio, espécies de Plasmodium, malária). Em vez disso, é mais comum um determinado organismo produzir muitas manifestações de doença (ex. Staphylococcus aureus – endocardite, pneumonia, infecções de feridas, intoxicação alimentar) ou muitos organismos produzirem a mesma doença ( ex. menigite causada por vírus, bactérias, fungos, e parasitas). Além disso, relativamente poucos organismos podem ser classificados sempre como patogênicos, embora alguns pertençam a esta categoria (ex. vírus da raiva, Bacillus antharacis, Sporothrix schenckii espécies de Plasmodium).

Existem espécies de bactérias que, atingindo o organismo dos seres vivos, podem causar diversas doenças.

DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS

Bactérias são sensíveis aos antibióticos, estes quando usados sob prescrição médica, constituem uma excelente arma contra doenças bacterianas. Essas doenças são transmitidas por gotículas de saliva (tuberculose, lepra, difteria, coqueluche), por contato com alimento ou objeto contaminado (disenteria bacilar, tétano, tracoma) por contato sexual (gonorréia, sífilis). As principais doenças causadas por bactérias você confere abaixo:

CÁRIE DENTÁRIA

A cárie dentária é uma patologia causada por bactérias que se desenvolvem na boca, geralmente graças as maus hábitos higiênicos das pessoas, que nem sempre preocupam com a escovação correta de seus dentes.

DISENTERIAS BACTERIANAS

Constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, onde as classes mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. São causadas por diversas bactérias como a Shigella e a Salmonella, e pelos bacilos patogênicos. Essas doenças são transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados, exigindo todas pronto atendimento médico. Sua profilaxia só pode ser feita através de medidas de saneamento e melhoria das condições sócio – econômica das camadas menos favorecidas da população.

TIFO

É uma doença grave, em que se verificam erupções na pele. É causada por um grupo especial de bactérias denominado riquétsia(Rickettsia), constituído pelas menores bactérias conhecidas.

O tifo é transmitido ao ser humano principalmente por pulgas e piolhos. O período de incubação pode ser de até 12 dias, iniciando-se a doença com febre alta e o aparecimento da exantema 4 ou 5 dias após

DIFTERIA

A difteria, popularmente conhecida por crupe, consiste em inflamação da garganta, podendo atingir a laringe e os brônquios. É causada por bacilo e pode evoluir de forma bastante grave. Atinge principalmente crianças e pode e deve ser prevenida por vacinação.

MENINGITE

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem os órgãos do sistema nervoso central. A meningite pode ser causada por bactéria, por vírus ou por amebas.

A meningite causada por bactéria é mais freqüente do que a causada por vírus e amebas e é tratada com antibióticos.

A principal bactéria causadora da meningite é o meningococo , que se reúne em colônias de dois indivíduos, ou seja, diplococos.

A melhor proteção contra a meningite consiste na vacinação, no cuidado com a utilização de talheres, copos, pratos etc.. Em época de surtos da doenças é especialmente importante evitar permanecer em ambientais fechados.

TUBERCULOSE

Doença que afeta principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em diversos outros órgãos, como os rins, os ossos, os linfonodos (gânglios linfático) etc.. È causada por um bacilo, descoberto pelo cientista alemão Heinrich Hermann (Robert) Koch, em 1882, época em que a tuberculose era responsável por aproximadamente 15% das mortes na Europa.

O nome científico desse bacilo é Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por “ bacilo de Koch” em alusão ao seu desobridor.

Como os bacilos são transmitidos pelo ar, uma importante medida preventiva é adotar os mesmos hábitos higiênicos recomendados para prevenção de toda doença em que o agente etiológico pode estar presente na atmosfera.

Com relação à tuberculose existe vacina, geralmente aplicada na infância: é a BCG, que significa Bacilo Calmente e Guérin, sigla derivada dos nomes dos cientistas que a desenvolveram: Albert Calmente e Camille Guérin.

HANSENÍASE

A hanseníase, popularmente conhecida por lepra, já foi verdadeiro flagelo para a humanidade, mas, felizmente, hoje é doença controlada, com possibilidade real de cura.

A hanseníase afeta principalmente a pele e o sistema nervoso, causando perda de sensibilidade e deformações no corpo. É causada por bacilo e o contágio se faz pelo contato direto com o doente.

TÉTANO

O tétano é causado pelo Clostridium tetani, um bacilo que produz uma substância altamente tóxica para o sistema nervoso, provocando fortes contrações musculares e muita dor.

O tétano é uma doença grave, com alto índice de mortalidade. Graças principalmente à vacinação, sua incidência diminuiu durante muitos anos, até recentemente, mas hoje há registros preocupantes quanto ao aumento de casos.

Os bacilos do tétano possuem metabolismo anaeróbio e vivem principalmente o solo, onde podem sobreviver por anos. Sua penetração no corpo humano ocorre principalmente por cortes e outras lesões na pele.

De ponto de vista da prevenção, é importante andar sempre com os pés calçados e não entrar em contato com a terra que contenha estrume ou outros materiais provavelmente contaminados.

COQUELUCHE

Doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com