TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De Capítulo De Livro - Produção De Enzimas Microbianas

Dissertações: Fichamento De Capítulo De Livro - Produção De Enzimas Microbianas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO DE CAPÍTULO DE LIVRO

SANT'ANNA JR, Geraldo Lippel. Produção das Enzimas Microbianas. In: Biotecnologia Industrial. São Paulo: Blucher, 2001. p. 351-362.

''Enzimas são proteínas que apresentam atividade catalítica. Para apresentar atividade catalítica, algumasenzimas requerem a participação de moléculas menores (co-fatores) de natureza não protéica. Os cofatores podem ser íons ou moléculas orgânicas (coenzimas). Exemplos de coenzimas são os dinucléotídeos e a coenzima A entre outros''. (SANT'ANNA JR, 2001. p.351).

''As proteínas sãoheteropolímeros formados por aminoácidos ligados covalentemente por ligações peptídicas. As cadeias polipeptídicas, por sua vez, adotam configurações espaciais determinadas pela própria estrutura primária, bem como pelas interações entre seus aminoácidos constituintes. Assim, as interaçõesentre aminoácidos adjacentes podem levar a arranjos espaciais, que compõem a denominada estrutura secundária. A estrutura terciária da enzima resulta das interações entre aminoácidos, não sequencialmente próximos, que provocam torções e dobramentos de regiões da macromolécula. A estruturatridimensional terciária configura o sítio catalítico da enzima, que é determinante para a sua atividade biológica. A estrutura quartenária refere-se à interação entre cadeias polipeptídicas e subunidades distintas e ocorre em algumas enzimas complexas de regulação. A atividadecatalítica, bem como a estabilidade e a especificidade da enzima, dependem da sua estrutura tridimensional''. (SANT'ANNA JR, 2001. p.351-352).

''A ação catalítica das enzimas se faz, como a dos catalisadores inorgânicos, através da redução da energia de ativação da reação,s em alteraçãodo seu equilíbrio termodinâmico. Especificidade é utilizado para classificar a enzima. A especificidade quanto ao substrato decorre da presença, na sua molécula, de ligações que podem ser atacadas por grupos funcionais do sítio ativo da enzima e da presença de grupos funcionais [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com