TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Causadas Por Protozoários

Trabalho Universitário: Doenças Causadas Por Protozoários. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 4

Doenças de chagas Ou Tripanossomíase americana

Parasita: É uma doença muito conhecida causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi ele que causa enfermidade.

Transmissão: A sua transmissão ocorre através de transfusão de sanguíneas, de transmissão congênita (pela placenta), da amamentação, da conjuntiva ocular (Sinal Romaña) e até por via oral, pela ingestão de vegetais ou frutos (cana-de-açúcar, açaí entre outros) contaminados pelas fezes de barbeiros infectados ou, ainda, pela ingestão de carne malcozida de animais silvestres contaminados

Sintomas: Os sintomas iniciais são febre, que dura de duas a quatros semanas abatimento, falta de apetite, cansaço, dores e inchaços pelo corpo, a doença pode ser assintomática nos primeiros anos, manifestando-se muitos anos depois da infecção, sendo que o órgão mais afetado é o coração.

Prevenção: As formas de prevenção são a substituição das moradias de barro, onde barbeiros se escondem nas frestas das paredes para controlar a sua reprodução, por casas de alvenaria, além do combate aos barbeiros de controle de sangue e da informação que deve chegar à população. Ainda não existe vacina

Doença do Sono

Parasita: É causada por duas variedades de tripanossomo: O Trypanossoma brueci gambiense(doença do sono crônica) e Trypanossoma rhodesiense( doença do sono aguda).

Transmissão: Ambas transmitidas por moscas do gênero Glossina, a tsé-tsé, que adquirem o parasita dos seres humanos, de bovinos, de cães e de outros mamíferos infectados.

Sintomas: Atacam o sistema nervoso central, onde provocam graves lesões, forte prostração e um quadro semelhante ao de uma encefalite.

Prevenção: A destruição das populações de moscas é eficaz para a erradicação da doença.

Giardíase

Parasita: Provocada pela Giardia lambila

Transmissão: Adquirida pela ingestão de cistos através de água e alimentos contaminados. Os cistos são uma forma de resistência e suportam meses em condições adequadas, umidade e escuridão.

Sintomas: causa dores abdominais e um quadro de diarreia que pode levar à desidratação e perda de peso.

Prevenção: Para evitar a transmissão, o investimento em saneamento básico, o tratamento de doentes e bons hábitos de higiene são importantes.

Tricomoníase

Parasita: Trichomonas vaginalis

Transmissão: É uma doença sexualmente transmissível causada pelo Protozoário Trichomonas vaginalis, que aloja na vagina, no útero e/ou na uretra.

Sintomas: Nos homens não sofrem tanto, manifestando, no máximo, desconforto ao urinar e irritação na ponta do pênis. Nas Mulheres, muitas não apresentam sintomas, mas quando ocorre, o principal sintoma é o corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, ardor, dor durante a relação sexual, desconforto ao urinar e prurido vaginal.

Prevenção: Sexo seguro usando preservativo, higiene genital.

Leishmaniose

Parasita: Leishmania dono vani

Transmissão das Leishmanioses: Diferentes variedades de leishmânias são transmitidas pela picada de fêmeas dos mosquitos do gênero Lutzomyia, da família dos flebótomos e conhecidos como mosquitos-palha, corcundinha ou biriguis, dependem da localidade.

Existem diferentes tipos de leishmaniose: leishmaniose cutânea ou tegumentar e leishmaniose visceral.

Leishmaniose tegumentar: Causada pela Leishmania brasiliensis e pela Leishmania guyanensis,

Tranmisão: pela a fêmea do mosquito-palha, flebótomo do gênero Lutzomyia, que é hematofgo.

Sintomas: Provoca profundas Ulcerações cutâneas e destruição de cartilagens nasais (“nariz de anta”) dos tecidos do lábio superior, palato de faringe.

Leishmaniose visceral: É causada pela Leishmania donovani, na Índia e na África, pela Leishmania ghasi na África do Sul.

Transmissão: pode ser congênita, por transfusões de sangue, por uso de seringas comuns e pela picada do mosquito do gênero Lutzomyia.

Sintomas: Agride mocrófagos do baço e do fígado, provocando fortes depressões imunológicas e até hemorragia.

Prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com