TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças associadas a microorganismos

Tese: Doenças associadas a microorganismos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

DOENÇA CAUSADA POR MICROORGANISMOS

O que é Infecção vaginal por fungo?

Uma infecção vaginal por fungo acontece quando um fungo ou uma levedura, geralmente a Candida albicans, começa a crescer na vagina. Esse tipo de infecção é muito comum, mas podem se tornar séria se muito frequentes.

Uma vagina saudável possui diversas bactérias e um número pequenos de células fúngicas. A bactéria mais presente nesse órgão, chamada Lactobacillus acidophilus, é responsável por manter a flora vaginal equilibrada e impedir o crescimento de bactérias e fungos nocivos à vagina.

Quando algum fator interno ou externo modifica o balanceamento desses organismos, fungos podem se multiplicar no canal vaginal e causar sintomas. O uso prolongado de antibióticos, por exemplo, pode causar esse desequilíbrio. Os altos níveis de estrógeno causados pela gravidez ou terapia hormonal também podem ser responsáveis, bem como algumas doenças, como, por exemplo, a diabetes e a infecção por HIV.

Aproximadamente uma em cada cinco mulheres já experimentou uma infecção vaginal por fungo em algum momento da vida. Muitas delas sofrem com o problema duas ou mais vezes.

Uma infecção vaginal por fungo não é considerada sexualmente transmissível, entretanto, o fungo que causa essa condição pode ser espalhado através de contato oro-genital. Ela é facilmente tratada, exceto nos casos em que ela é recorrente – quatro ou mais vezes por ano – quando é necessária terapia contínua para manutenção da saúde.

Causas

A infecção vaginal por fungo geralmente é causada pela Candida albicans, um micro-organismo que está normalmente presente na vagina, juntamente com outras bactérias. Ele também pode ser encontrado na pele e intestino. A vagina naturalmente contém uma mistura equilibrada de leveduras e bactérias, chamada de flora vaginal. As bactérias Lactobacillus produzem um ácido que desestimula o supercrescimento de leveduras na vagina, ajudando assim a manter o equilíbrio da flora vaginal. No entanto, a ruptura desse balanceamento pode resultar num crescimento excessivo de leveduras.

A infecção vaginal por fungo pode ser causada por:

-Uso de antibióticos

-Gravidez

-Diabetes não controlada

-Comprometimento do sistema imunológico

-Tudo o que muda o tipo e quantidade de bactérias da flora vaginal, tais como duchas vaginais frequentes ou lubrificação inadequada.

Na maioria das vezes, a infecção vaginal é causada pelo fungo Candida albicans. No entanto, em alguns casos a infecção pode estar acontecendo por outro tipo de fungo. Estes geralmente respondem mal às terapias convencionais e podem necessitar de tratamento mais agressivo. A maioria das infecções pode ser transmitida sexualmente, especialmente através do contato sexual oral-genital. No entanto, a infecção por fungos não é considerada uma doença sexualmente transmissível, uma vez que o fungo está presente naturalmente na vagina e também pode ocorrer em mulheres que não são sexualmente ativas.

Fatores de risco

Seu risco de contrair uma infecção vaginal por fungo pode ficar aumentado por alguns fatores:

Uso de antibióticos. Estes medicamentos perturbam o equilíbrio normal entre leveduras e bactérias na vagina. Os antibióticos podem diminuir muito "boas" bactérias e resultar em aumento do crescimento de leveduras na vagina, às vezes causando sintomas de uma infecção por fungos

Ter uma condição que afeta sua imunidade, como diabetes mal controlada ou HIV. Tomar medicamentos corticosteroides, por vezes, também enfraquece o sistema imunológico e aumenta o risco de infecções fúngicas

Vestir calças ou roupas íntimas apertadas, que superaquecem a região vaginal

Usar produtos de higiene íntima ou talcos perfumados na área vaginal

Ducha vaginal frequente

Sintomas de Infecção vaginal por fungo

Os sintomas de infecção vaginal por fungos podem ser de leves a moderados e incluem:

Coceira e irritação na vagina ou entrada na vagina (vulva)

Sensação de queimação, especialmente durante o sexo ou ao urinar

Inchaço e vermelhidão na vulva

Dor vaginal

Secreção branca, espessa e livre de cheiro com uma aparência de queijo cottage

Você pode ter uma infecção vaginal por fungo grave se:

Tem sintomas graves, como vermelhidão excessiva, inchaço e desenvolvimento de fissuras e feridas por conta da coceira

Tem infecções recorrentes (quatro ou mais por ano)

Sua infecção é causada por um tipo de fungo diferente da Candida albicans

Você está grávida

Sua diabetes não está controlada

Tem alguma doença que comprometa o sistema imunológico.

Diagnóstico de Infecção vaginal por fungo

O médico pode ser capaz de diagnosticar a infecção vaginal por fungo com base no seu histórico médico e um exame físico. Se os sintomas não são típicos de uma infecção vaginal por fungo ou você tem infecções recorrentes, o médico pode procurar por sinais de fungos ou outros organismos fazendo alguns exames:

Cultura de secreção vaginal

Exame de sangue

Apesar da possibilidade de uma infecção vaginal por fungos ser detectada durante um exame de Papanicolau de rotina, esse tipo de teste normalmente não é pedido para diagnosticar infecções vaginais.

Tratamento de Infecção vaginal por fungo

O tratamento para infecção vaginal por fungo irá depender de sua gravidade. Para sintomas leves a moderados, com episódios pouco frequentes, o médico poderá recomendar:

Aplicação única de creme antifúngico, ou então durante alguns dias. Os efeitos colaterais podem incluir leve ardor ou irritação durante a aplicação

Dose única medicamento antifúngico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com