TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças do vírus Ebola

Artigo: Doenças do vírus Ebola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

O Ebola é um vírus da família dos filovirus, uma geração de supervírus que assolam o planeta causando doenças graves. O primeiro filovírus de que se tem história é o Marburg, cujo primeiro caso ocorreu em 1967 e foi pesquisado pelo CDC (Center for disease control) em Atlanta.

O Ebola surgiu na África, em 1976, e tem esse nome por ter surgido às margens do Rio Ebola, no Zaire. Por se tratar de uma doença que mata em poucos dias, houve um verdadeiro terror na cidade de Kikwit, Zaire, quando se soube do que a doença era capaz. Familiares jogavam seus parentes nas ruas com medo de contraírem a doença dos corpos mortos, pessoas corriam com diversas hemorragias pelas ruas, gritando de dor e muitas outras coisas. A epidemia parece ter surgido de um paciente que foi operado por médicos que tinham sintomas similares ao da febre hemorrágica. Desde então, os especialistas da Bélgica, África do Sul e do CDC, juntamente com o governo do Zaire, conseguiram conter a epidemia e brecá-la pelo isolamento, e não pela cura.

O Ebola é um vírus emergente, nome dado a vírus até então desconhecidos que atacaram e mataram no mundo todo nos últimos anos - inclusive no Brasil.

A primeira aparição desse temível microorganismo foi em 1967, na cidade de Marburg, Alemanha. Cientistas que trabalhavam com macacos importados da África foram contaminados e morreram, com seus corpos sendo incinerados. O vírus apareceria mais tarde no Sudão e no vale do rio Ebola, no norte do Zaire; este último sendo a mais mortífera de todas as formas do vírus, matando em 90% dos casos. Até hoje, porém, não se sabe quem ou qual é o hospedeiro do vírus e por que as epidemias provocadas por ele aparecem, desaparecendo pouco depois. A origem do vírus também é desconhecida, embora alguns virólogos acreditem que ele tenha surgido no interior de uma caverna no Quênia. Até agora sabe-se que o vírus é transmitido por fluidos corpóreos infectados, como o sangue, a saliva, a urina e as secreções nasais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com