TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças sexualmente transmissíveis. Сonhecer para se proteger

Pesquisas Acadêmicas: Doenças sexualmente transmissíveis. Сonhecer para se proteger. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDEAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITARIO DO MARAJÓ – BREVES

FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS

DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

SAMUEL LOUREIRO DO AMARAL

Doenças sexualmente transmissíveis

CONHECER PARA SE PROTEGER

Dra. Cleonilde Queiroz

BREVES – PA

2014

SAMUEL LOUREIRO DO AMARAL

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

CONHECER PARA SE PROTEGER

Trabalho apresentado a Universidade Federal doPará – UFPA como requisito parcial de conceito dadisciplina Metodologia da Pesquisa Científica,orientada pelo Dra. Cleonilde Queiroz.

BREVES – PA

2014

SAMUEL LOURERIRO DO AMARAL

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

CONHECER PARA SE PROTEGER

Avaliado por:

___________________________________

Dra.: Cleonilde Queiroz

Data:___/___/___

BREVES – PA

2014

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2 – DESENVOLVIMENTO..........................................................................................06

2.1 – Herpes (HSV) TIPO 1 E 2........................................................................06

2.2 - Verruga Genital (HPV).............................................................................07

2.3 - Infecções por HIV/AIDS.......................................................................08

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................10

4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................11

⦁ INTRODUÇÃO

As doenças sexualmente transmitidas, ou DSTs, estão entre os tipos de infecção mais comuns no Brasil e no mundo, com milhares de novos casos relatados todo ano. Todas essas doenças são chamadas DSTs porque elas são transmitidas por contato sexual.

Os índices de algumas DSTs têm crescido drasticamente. A taxa de incidência cresceu de 264 casos para 100 mil habitantes desde 1984, quando era de 6,6 casos para 100 mil habitantes. O herpes genital e as verrugas genitais também são extremamente disseminados. A sífilis e a gonorreia, por outro lado, tiveram uma queda durante quase toda a década de 90.Nos últimos anos, a AIDS e o HIV (o vírus que causa a AIDS) tem recebido muito mais atenção que todas as DSTs (John Edward S. & Sheldon Margen. O guia completo da saúde. 2ª. ed. Califórnia, 2007).

Percebemos que varias campanhas de prevenção são realizadas e as autoridades buscam meios de intervir nesse tema que nos últimos anos adquiriu uma dimensão de problema social. Mais do que um problema moral, este problema é visto como um problema de saúde pública e a escola desponta como um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes (Parâmetros Curriculares nacional. Orientação sexual, 1993).

Buscando mecanismos que abordem esse tema de forma transversal nas escolas de nível Fundamental e Médio, onde foi constatada certa falta de informação e dúvidas dos alunos, e onde encontramos nossos adolescentes no inicio de uma fase de novas descobertas, período das primeiras experiências sexuais.Esse trabalho tem como finalidade informar de forma simples e dinâmica algumas doenças mais comuns, mostrando o que é a doença, os sintomas, tratamentos, como se prevenir. Além de orientar esses alunos, a finalidade é torná-los agentes multiplicadores desse saber no meio em que vivem.

05

⦁ DESENVOLVIMENTO

⦁ HERPES (HSV) TIPO 1 E 2

Herpesé uma doença que não tem cura causada por vírus. Existem dois tipos de HSV: O tipo 1, responsável pelo herpes facial, manifesta-se principalmente na região da mucosa da boca, nariz e olhos, já o tipo 2 acomete principalmente a região genital, ânus e nádegas.

Os sintomas do Herpes labialcausam bolhas febris, um tipo de erupção que geralmente ocorre em varias doenças infecciosa febril (resfriados gripe pneumonias.) as bolhas aparecem ao redor dos lábios e na boca. Os sintomas do Herpes genital Iniciam-se com um prurido local moderado, seguindo da erupção progressiva de vesículas (Fernandes, Roberto, 2004).

Tratamento

Tanto o herpes genital como o labial não pode ser curado. No entanto, os medicamentos antivirais podem aliviar a dor e o desconforto durante uma crise, curando as lesões com maior rapidez. Essas drogas parecem ajudar mais durante os primeiros ataques do que nos seguintes. Os medicamentos usados para tratar o herpes incluem aciclovir, famciclovir e valaciclovir.

Como ocorre a infecção

⦁ O vírus do herpes simples (HSV)é mais comumente transmitido pelo contato direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com