TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dorothy Jhonson

Trabalho Universitário: Dorothy Jhonson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  10.469 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

A teoria de Dorothy E. Johnson, explica as perspectivas para a prática de enfermagem, e explora a sua aplicabilidade na prática da enfermagem. Johnson identificou duas áreas que os cuidados de enfermagem devem basear-se em ordem para retornar o cliente a um estado de equilíbrio. Em primeiro lugar, reduzindo o estresse e, segundo, apoiando a adaptação dos processos naturais.

A "ciência e arte" da enfermagem devem incidir sobre o paciente como um indivíduo e não na entidade específica da doença. Johnson afirma que um enfermeiro deve utilizar o sistema comportamental como a sua base de conhecimentos, comparável ao sistema biológico que os médicos usam como base de conhecimento (Lobo, 1995).

1.1 BIOGRAFIA

Dorothy Johnson nasceu em 21 de agosto 1919.Se formou-se em Artes na Armstrong Junior College, em Savannah, Geórgia, aos 19 anos. Ela recebe como enfermeira por 23 anos na Universidade de Vanderbilt, em Nashville. Em 1948, ela recebeu seu mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Harvard, em Boston, Massachusetts. A maioria de sua experiência profissional foi como ensinar especialidade de enfermagem pediátrica na Universidade da Califórnia. De 1965-1967, ela presidiu a comissão da Associação Enfermeiros da Califórnia. Johnson publicou seu modelo Sistemas de comportamento em 1980. Ela baseou seu modelo na idéia de Florence Nightingale, na qual a enfermagem é projetada para ajudar as pessoas a evitar ou recuperar-se de uma doença ou lesão. Dorothy Johnson morreu em 04 de fevereiro de 1988 com a idade de 79 anos, devido a complicações após uma cirurgia de ponte de safena.

2. A TEORIA DE DOROTHY JOHNSON

A teoria de Dorothy E. Johnson, explica as perspectivas para a prática de enfermagem, e explora a sua aplicabilidade na prática da enfermagem. Johnson identificou duas áreas que os cuidados de enfermagem devem basear-se em ordem para retornar o cliente a um estado de equilíbrio. Em primeiro lugar, reduzindo o estresse e, segundo, apoiando a adaptação dos processos naturais.

Johnson categorizou todo o comportamento humano em sete subsistemas. Cada subsistema é composto por um conjunto de respostas comportamentais ou tendências que compartilham um objetivo comum. Essas respostas são desenvolvidas através da experiência e da aprendizagem e são determinados por inúmeros, biológicos, psicológicos, sociais e fatores físicos. Johnson descreve as necessidades básicas em relação às seguintes categorias de comportamento:

a) comportamento de busca de segurança;

b) comportamento de busca de nutrição;

c) domínio de si próprio e do ambiente de acordo com os padrões de excelência internalizados;

d) empreender a nutrição de maneira social e culturalmente aceitável;

e) livrar-se dos dejetos corporais de maneira social e culturalmente aceitável;

f) comportamento sexual e de identidade-papel social;

g) Comportamento de autoproteção

De acordo com Johnson, a enfermeira deve avaliar as necessidades do cliente nestas categorias de comportamento, chamadas de subsistemas comportamentais. Sob condições normais, o cliente desempenha de maneira efetiva no ambiente. No entanto, quando o estresse rompe a adaptação normal, o comportamento torna-se errático e menos proposital. A enfermeira deve identificar esta incapacidade de se adaptar e prestar os cuidados de enfermagem, para solucionar os problemas na satisfação da necessidade de enfermagem.

2.1SUBSISTEMAS

Subsistemas de Johnson são sete, a saber:

Dependência: Promove o comportamento colaborativo que exige uma resposta recíproca, as conseqüências são a aprovação, atenção ou reconhecimento e ajuda física.

Comportamento dependente evolui de um grau total de dependência de outras pessoas para um maior grau de auto-suficiência.

Depois de engolir: Tem a ver com a forma como, quando, o quê e como e em que condições de alimentação, cumprem o papel amplo de saciar a fome. Ele está intimamente relacionado com ecológica, social, bem como biológica.

Remoção: Referem-se quando, como e em que condições a remoção ocorre nos aspectos biológicos de fatores subsistema de influência social e fisiológica na medida em que podem entrar em conflito com ele.

Sexual: Reflete a dupla função de procriação e satisfação, incluindo corte e acasalamento e também fornece uma ampla gama de comportamentos associados com o papel sexual.

Agressividade: É proteger e preservar, e vêm de uma intenção primária de prejudicar os outros. A sociedade exige limites sobre as formas de auto-proteção e pelo respeito e proteção à pessoas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com