TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do sistema comportamental Dorothy Johnson

Trabalho acadêmico: Teoria do sistema comportamental Dorothy Johnson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  5.256 Visualizações

Página 1 de 6

Dorothy Johnson

Teoria De Dorothy Johnson

Dorothy Johnson nasceu em 21 de agosto 1919.Se formou-se em Artes na Armstrong Junior College, em Savannah, Geórgia, aos 19 anos. Ela recebe como enfermeira por 23 anos na Universidadede Vanderbilt, em Nashville. Em 1948, ela recebeu seu mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Harvard, em Boston, Massachusetts.

A maioria de sua experiência profissional foi como ensinarespecialidade de enfermagem pediátrica na Universidade da Califórnia. De 1965-1967, ela presidiu a comissão da Associação Enfermeiros da Califórnia.

Johnson publicou seu modelo Sistemas de comportamentoem 1980. Ela baseou seu modelo na idéia de Florence Nightingale, na qual a enfermagem é projetada para ajudar as pessoas a evitar ou recuperar-se de uma doença ou lesão.

Dorothy Johnson morreu em04 de fevereiro de 1988 com a idade de 79 anos, devido a complicações após uma cirurgia de ponte de safena.

Introdução

A teoria de Dorothy Johnson sistema comportamental refere-se a um paradigma deter o objetivo e estudar um conjunto de teorias, pessoa, saúde e meio ambiente.

Johnson com o seu modelo considera a pessoa como um sistema comportamental composta por uma série de subsistemas interdependentes e integradas. Homem como um sistema comportamental procura alcançar um equilíbrio, fazendo ajustes e adaptações, até certo ponto, para atuar de forma eficaz e eficiente. Cada subsistemacomportamental tem requisitos estruturais e funcionais.

Teoria

Teoria de Johnson é um modelo de atenção que se concentra nas necessidades humanas, e o uso de enfermagem para promover oequilíbrio e reduzir o estresse. Este modelo tem diversas aplicações no campo da enfermagem, incluindo a educação, negócios, clínica e pesquisa.

Teoria de Johnson tem ajudado a mudar o foco dos programas depós-graduação de ensino de enfermagem e administração de enfermeiros especialistas clínicos e programas profissionais de enfermagem.

Sua teoria foi aplicada a administração de enfermagem.

Teoria de Marta Rogers

Marta Rogers, de naturalidade americana, desenvolveu sua Teoria de Enfermagem apresentando-a em 1970, com atualização em 1992, com orientação para campos da energia e padrão de ondas. Acreditava que o conhecimento do passado é fundamento necessário para a compreensão presente da enfermagem, para a evolução das teorias e dos princípios que devem orientar sua prática.

Considera que a realidade das mudanças evolutivas está refletida na crescente complexidade do homem. Mediante o conhecimento sobre antropologia, sociologia, astronomia, religião, filosofia, história e mitologia, Rogers desenvolveu o que denominou de sistema aberto para a enfermagem. A base de sua teoria é a Teoria Geral dos Sistemas.

Pressupostos:

- O ser humano é um todo unificado, possuindo uma integralidade individual e manifestando características que são mais diferentes que a soma das partes;

- O indivíduo e o ambiente estão continuamente trocando matéria e energia um com o outro;

- O processo de vida dos seres humanos evolui irreversível e unidirecional mente ao longo de uma seqüência de espaço de tempo;

- Os padrões identificam os seres humanos e refletem sua totalidade inovadora;

- O indivíduo é caracterizado pela capacidade de abstração, visualização, linguagem e pensamentos, sensação e criação.

Baseados nestes pressupostos estão os blocos constituintes:

- Campo de energia;

- Abertura;

- Padrão;

- Pandimensionalidade.

Segundo Rogers, a enfermagem é o estudo de campos humano e Ambiental, sendo dirigido à descrição dos processos de vida da humanidade, à explicação, à previsão da natureza e da direção de seu desenvolvimento. Arte e ciência humanística e humanitária dirigida para a descrição e explicação do ser humano em sua totalidade sinergética, e para o desenvolvimento de generalizações.

Considera que a identificação dos indivíduos e o reflexo de sua totalidade são padrões de vida que permitem a auto-regulagem, o ritmo e o dinamismo, proporcionando unidade à diversidade e refletindo um universo criativo e dinâmico. A qualquer ponto do tempo, o indivíduo é a expressão da totalidade dos eventos presentes naquele determinado momento e é influenciado pelos eventos precedentes.

A teoria Rogers reforça o pressuposto de que o homem, ao contrário do que vemos ocorrer, seja visto pela enfermagem não como um homem-unitário e em torno desse conceito estabelece suas intervenções, mas que o homem seja visto como um processo de interação mútua do indivíduo com o ambiente e suas variáveis.

TEORIA DE IMOGENE M. KING

Imogene M. King nasceu em 1923, formando-se em 1946, recebendo título de Bacharel em Ensino da Enfermagem em 1948. Também fez Mestrado em Enfermagem em 1957 e Doutorado em 1961, tendo realizado estudos pós-doutoramento em desenho de pesquisa, estatística e computadores. Com atuação na área da enfermagem médico-cirúrgica de adultos, tendo ocupado cargos de alta relevância profissional na área gerencial e atuação política.

Desenvolveu estudos voltados para a questão da postura profissional do enfermeiro frente aos desafios presentes na educação, prática da enfermagem e dimensão da prática. A essas questões acrescentou outras para base de seus estudos, como:

- Tipo de decisões que o enfermeiro necessita adotar frente suas responsabilidades;

- Tipo de informação necessária para fundamentar estas decisões;

- Alternativas para as situações;

- Cursos alternativos para embasar decisões críticas;

- Que habilidade e conhecimento são essenciais para embasar essas decisões.

Publicou o livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com