TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO POSTAL SOBRE A PRESSÃO SANGUÍNEA

Tese: EFEITO POSTAL SOBRE A PRESSÃO SANGUÍNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

EFEITO DA POSTURA NA PRESSÃO SANGUÍNEA

O coração é uma "bomba" muscular que, normalmente no homem, pode exercer uma pressão manométrica máxima de cerca de 120 mmHg no sangue durante a contração (sístole), e de cerca de 80 mmHg durante a relaxação (diástole).

Devido à contração do músculo cardíaco, o sangue sai do ventrículo esquerdo, passa pela aorta e pelas artérias, seguindo em direção aos capilares . Dos capilares venosos o sangue segue para as veias e chega ao átrio direito com uma pressão quase nula. Em média, a diferença máxima entre as pressões arterial e venosa é da ordem de 100 mmHg.

Como a densidade do sangue ( D = 1,04 g/cm³ ) é quase igual à da água, a diferença de pressão hidrostática entre a cabeça e os pés numa pessoa de 1,80 m de altura é aproximadamente 180 cmH 2 O. A figura 5 abaixo mostra as pressões arterial e venosa médias (em cm de água), para uma pessoa de 1,80 m de altura, em vários níveis em relação ao coração.

FIGURA 1

Figura 1 - Pressões médias nas artérias e veias principais em várias posições em relação ao coração de uma pessoa de 1,80 m em pé. Fonte:OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, c1982, p.309. - Adaptado.

Assista o vídeo limites da circulação e saiba mais a respeito da ação da gravidade sobre a circulação sanguínea.

Uma pessoa deitada possui pressão hidrostática praticamente constante em todos os pontos do corpo e igual à do coração. Se um manômetro aberto contendo mercúrio fosse utilizado para medir as pressões arteriais em vários pontos de um indivíduo deitado, a altura da coluna de mercúrio seria aproximadamente 100 mmHg, ou seja 136 cmH2O.

Quando a pessoa está sentada, ou em pé, devido à elevação da cabeça em relação ao coração, a pressão arterial é mais baixa na cabeça e é dada por:

P (cabeça) = P (coração) - D g h,

onde D é a densidade do sangue e h a diferença de nível entre o centro da cabeça e o centro do coração.

Como a pressão varia de acordo com a postura é importante que o enfermeiro observe com atenção o posicionamento do paciente no momento da verificação da pressão arterial. Ele deve posicionar o paciente em local calmo e confortável, sempre com o braço apoiado ao nível do coração. De preferência o paciente deve estar sentado, com as costas apoiadas confortavelmente no encosto da cadeira e o braço apoiado sob uma superfície próxima, posicionado ao nível do coração. A palma da mão deve ficar em supinação. Caso seja necessário verificar a pressão do paciente em posição ortostática (em pé) seu braço deve ser apoiado de modo que continue posicionado ao nível do coração.

SAIBA MAIS:

Assim, quando uma pessoa deitada se levantar rapidamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com