TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia

Seminário: Ecologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  Seminário  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 7

ECOLOGIA

Agora vamos estudar sobre Ecologia. Você sabe o que é Ecologia e o que ela tem a ver conosco?

As informações abaixo ajudarão você a descobrir por que a Ecologia faz parte de nossa vida.

Ecologia é o estudo de nossa casa (planeta). Dentro dela existem vários cômodos (camadas) e os seres vivos que a habitam.

A palavra ECOLOGIA deriva do grego, assim sendo:

ECO = oikos = casa

LOGIA = logos = estudo

O termo "ECOLOGIA" foi criado por Hernst Haekel, em 1869, e significa, em seu sentido mais amplo, "o estudo das relações dos seres entre si e o ambiente com que estes convivem".

Como esses seres se relacionam? O que comem? Como dormem? É o que veremos a seguir.

Biosfera

Apesar de a Terra ser "a grande casa" de todos os seres, a vida só é possível numa camada muito estreita denominada Biosfera. É na Biosfera que todos os seres vivos encontram os elementos básicos necessários para todos os processos da vida, tais como: luz, calor e água. Biosfera significa "camada da vida".

Esta camada chega a 7 km acima do nível do mar e cerca de 6 km abaixo deste nível. No total não ultrapassa 15 km. A sua representatividade de espaço quando comparada com os 14.000 km, que é o diâmetro total da Terra, não chega a ser tão significativo.

A Biosfera é subdividida em três regiões:

• Atmosfera – é representada pela camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra e envolve a hidrosfera e a litosfera.

• Hidrosfera – é representada pelas águas dos rios, lagos e oceanos.

• Litosfera – é representada pelo solo e por rochas.

A composição da Biosfera varia continuamente como resultado da atividade biológica de todas as espécies que nela vivem. Esta composição vem sendo alterada ao longo de milhões de anos, desde a formação do planeta e, graças a isto, diversas formas de vida surgiram e evoluíram. O ser humano é uma das espécies mais novas que surgiram na Terra. Todos os outros seres vivos surgiram bem antes, a exemplo dos dinossauros.

Tanto no ambiente natural quanto no ambiente construído, os recursos naturais que dispomos podem ser classificados em dois tipos: Recursos Naturais Renováveis e Recursos Naturais não Renováveis. A diferença entre eles é o tempo de renovação para a sua posterior utilização. Os recursos disponíveis, a depender da sua capacidade de renovação, podem ser classificados como:

Recursos naturais renováveis - São recursos que se renovam muito rapidamente na natureza e estão disponíveis em grandes quantidades, como a água, o oxigênio, o nitrogênio.

Recursos naturais não renováveis - São recursos que demoram muito tempo para serem renovados na natureza tais como os minerais, que são ricos em certos metais, e o petróleo.

O petróleo, por exemplo, demora milhões de anos para se formar na natureza. Se os recursos mais abundantes e de fácil renovação na natureza exigem moderação de uso, imagine um tipo de recurso não renovável! Será que o homem moderno já está atento a isso?

Ecossistema / Habitat

Ecossistema

É um espaço onde ocorrem as relações entre os seres vivos e o ambiente em que estes habitam. Todo o Ecossistema é constituído de elementos Abióticos e Bióticos.

Os Abióticos são elementos referentes ao meio físico como ar, solo, água e todos os minerais. E elementos Bióticos se referem aos seres vivos como, por exemplo, as árvores e os animais.

Em um Ecossistema, as árvores utilizam a luz do sol e os sais minerais para se desenvolver e crescer e, também, servem de alimentos para outros seres vivos ali presentes.

Habitat

Habitat é o local onde uma espécie vive e de onde ela retira tudo que é necessário para a sua sobreviPor exemplo, o habitat dos peixes é composto das águas dos rios ou mares. São nessas águas que eles encontram seus alimentos e as condições necessárias para sua vida.

Já o habitat dos pingüins são as regiões geladas do sul do planeta. O gelo e a temperatura baixa dão aos pingüins características especiais que não lhes permitem sobreviver em lugares quentes.

Já as onças vivem em habitats de florestas tropicais, onde encontram seus alimentos e todas as condições para sua vida.

vência.

Tipos de seres

A natureza tem vários tipos de seres vivos com diferentes formas e funções. Esses seres se relacionam como poderemos ver a seguir:

 Seres produtores ou fotossintetizadores - são seres capazes de utilizar a luz do sol para produzir seu próprio alimento. Também são chamados de seres AUTÓTROFOS, ou seja, que produzem sua própria energia. Exemplo: as plantas.

 Seres consumidores - são seres que necessitam de outros seres para se alimentarem já que não possuem a capacidade de transformar a luz do sol em alimento, como fazem as plantas. Também, são chamados de seres HETERÓTROFOS. Exemplos: animais, como o boi que se alimenta das plantas.

 Seres decompositores - São seres que fazem a decomposição (apodrecimento) de animais ou plantas, transformando-os em substâncias simples para que as plantas as absorvam. Exemplos: microorganismos como fungos e bactérias.

CADEIAS ALIMENTARES

Nas cadeias alimentares, uma espécie pode servir de alimento para outra, e esta por sua vez para outra, e assim sucessivamente.

Ao morrer, através da ação dos seres decompositores, uma espécie, pode se transformar em nutrientes para o solo, os quais serão absorvidos pelas plantas que servirão de alimento para outras espécies, dando continuidade a um ciclo perfeito, no qual nenhum resíduo é gerado.

Exemplos:

Na água, os peixes menores se alimentam de plantas aquáticas. Os peixes maiores se alimentam dos pequenos, e estes servem de alimento para as garças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com