TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eliminação do tétano materno e neonatal no mundo

Artigo: Eliminação do tétano materno e neonatal no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDOS REALIZADOS ENTRE 1979 Á 1989 INDICOU ALTOS CASOS DE ÓBITOS POR TÉTANO EM PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS DE IDADE

O tétano é facilmente evitável por meio da vacinação de mulheres adultas e de práticas higiênicas durante o parto. Desde 1980 – o ano mais recente com dados abrangentes disponíveis –, a melhoria na implementação dessas du-as medidas, principalmente a imunização de gestantes, vem reduzindo significativamente o número de casos de tétano materno e neonatal e de mortes causadas por essa doença. Em 1988, o tétano foi responsável por cerca de 800 mil mortes de recém-nascidos, e mais de 90 países relataram um ou mais casos de tétano neonatal por mil nascidos vivos, no nível distrital. Em meados de 2008, o número de países que relataram um ou mais casos de téta-no materno e neonatal no nível distrital caiu para 46.

De acordo com um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde ( em outubro de 2012 ), houve uma queda de 43% em relação ao número de casos de Tétano no país, ao longo da última década. Para as autoridades de saúde federais, a queda é atribuída ao reforço nas estratégias e campanhas de vacinação.

A comparação entre os anos de 2001 e 2011, recorte temporal considerado no estudo, mostrou uma redução de 578 para 327 casos, respectivamente. Ainda conforme o texto, a partir de 2007 a média anual de pessoas infectadas permaneceu em torno de 340, com 30% de óbitos. Em relação ao Tétano neonatal, que ocorrem em recém-nascidos em virtude da contaminação via cordão um-bilial, a mortalidade sofreu uma queda de 85% durante o período avaliado.

Diante destas circunstâncias, o estudo associa a queda observada nas taxas de morbimortalidade da doença às campanhas de imunização implementadas na última década. Neste sentido, merecem destaque a vacinação de rotina e o reforço na imunização dos chamados grupos de risco, tais co-mo agricultores e trabalhadores da construção civil e da indústria, tendo em vista o maior risco de sofrer ferimentos

Ministério da Saúde diz que casos de Tétano no país caíram 43% na última década

SÃO PAULO, 11 DE ABRIL DE 2014

Expectativas

Sem tratamento, uma em cada quatro pessoas infectadas morrem. A taxa de mortalidade de recém-nascidos com tétano não tratado é ainda maior. Com o tratamento adequado, menos de 10% dos pacientes infectados morrem.

Eliminando o tétano materno e neonatal no mundo.

O tétano permanece como causa significativa de mortalidade materna e neonatal, responsável pela morte de mais de 180 mil recém-nascidos e entre 15 mil e 30 mil mães( dados relacionados á 2002). Partos realizados sem higiene ou práticas abortivas podem resultar em tétano materno, ao passo que o tétano neonatal é causado por cuidados não higiênicos em relação ao cordão ou ao coto umbilical de bebês. Na ausência de cuidados hospitalares intensi-vos, o tétano neonatal é quase sempre fatal .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com