TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Encefalopatia hipóxico isquêmica

Resenha: Encefalopatia hipóxico isquêmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  299 Visualizações

Encefatopatia hipóxica isquêmica ou Isquemia global transitória:

Redução do fluxo sanguíneo abaixo daqueles níveis de auto-regulação enecefálica.Principal exemplo: hipotensão arterial grave. Na hipotensão arterial grave, falta sangue para todos os locais, inclusive para o encéfalo.

Redução generalizada do FSC. Falta sangue para todas as áreas do encéfalo, mas as áreas sofrem de forma diferente, algumas áreas são mais sensíveis a isquemia que outras. Neuronio sofre antes de célula da glia. Substância negra sofre antes de substância branca.

Morfologia:é muito variável poir depende do tempo de isquemia, idade, temperatura, uso de drogas.

Exemplo: paciente teve parada cardiorrespiratória e foi animado e voltou em 7 minutos (pode ter por exemplo uma perdaq de memória transitória mas pode voltar e se recuperar completamente), e um outro voltou em 40 min (pode ficar em estado vegetativo permanente). Esses 2 pacientes tem diferenças em relação ao acometi, pois o tempo é essencial.

Neurônio sofre primeir, então a primeira alteração é neuronio isquêmico ou vermelho. Se passar mais tem necrose de neurônio e também de outras estruturas.

Como saber se é de um paciente com encefalopatia hipóxica isquêmica ou de um paciente com infarto cerebral na fase recente? Através da história clínica. Em um tem obstrução de um ramo de uma artéria e o paciente vai ter um déficit neurológico focal e o outro eu vou saber que teve uma parada cardiorrespiratória ou uma infecção grave.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com