TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Encurtamento Muscular

Monografias: Encurtamento Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

Encurtamento muscular

Vários grupos musculares contribuem para a dor patelofermoral. A diminuição da flexibilidade dos isquiotibia pode contribuir para dor a dor femoropatelar por exigir maior força de contratação do quadríceps para estender o joelho contra um esquiotibial inflexível, a diminuição da flexibilidade do reto femoral pode alterar a mecânica da marcha .A retratação da banda iliotibial (BIT) e do tensor da fáscialata (teste de Obter positivo )tem sido associada com dor femoropatelar e com alteração posturais da pelve. A retratação do gastrocnêmio não permite a dorsiflexao necessária (10°) para uma marcha normal, pois produz um movimento excessivo na subtalar, aumenta a rotação interna da tíbia e aumento o vetor de força em valgo.

Trabalhar o encurtamento das musculaturas é parte essencial no tratamento das disfunções femoropatelares. O fato de a musculatura envolvida ficar mais flexível já diminui as cargas na articulação, melhora a marcha e reposiciona melhor a pelve.Com alongamento estático visando a um grupo muscular encurtada ,ainda técnica de energia muscular (TEM),preconizada pelos osteopatas.

Treinamento muscular

Os exercícios para o treinamento muscular são usados para melhorar o poder de contração e a força muscular de todo o membro inferior (pelve ,quadril,joelho e pé ), ou seja , e um reequilíbrio de forças .Quando a mobilidade dos tecidos moles ao redor da patela aumentar ,simultaneamente o tratamento musculares deve ocorrer para reforçar a manter nova amplitude .A habilidade do músculo em produzir o torque tem valor relativo se o tempo e o grau de ativação muscular forem deficiente ,isso se chama “capacidade de contratação muscular”

A questão na reabilitação tem sido encontrar atividades que isolem ou priorizem o recrutamento do VMO .parte dessa dificuldade é a variedade de medidas e alterações biomecânica individuais de cada população ,o VMO é um estabilizador dinâmico contra as forças de deslizamento lateral da patela e é ativado em toda a amplitude de movimento do joelho assim como os outros músculos do quadríceps ,mas não realiza sozinho a extensão final ,como se achava antes .

Se o paciente exibir uma displasia ou o ângulo de inserção do VMO for superior a 55° ,as fibras do VMO vão exibir um efeito estabilizador patelar , e o torque de extensão criado pelas outras partes do quadríceps não estará sendo aplicado por um mecanismo extensor eficiente .Para avaliar esse angulo ,pedimos que o paciente ,sentado ,coloque o seu pé na coxa do examinador e e contraia a coxa aparecerá a obliqüidade ou não .

Durante os exercícios em CCF ,cada articulação é dependente de outra articulação ,tanto proximal como distalmente ,para alcançar um alinhamento corporal correto

Podemos observar exemplos de tal dependência quando um atleta realiza subida e decida lateral de escadas.Outro fato importante é a efusão articular do joelho ,que conforme amplamente comprovado na literatura ,causa inibição reflexa do quadríceps mesmo em pequenas quantidades ,sendo que o vasto medial é mais atingido em comparação com o vasto lateral.E contrapartida ,a atrofia do quadríceps também leva a uma efusão articular ,assim devemos realizar um tratamento completo para interromper esse ciclo vicioso .

Reeducação postural e palmilhamento adaptativo

Intervenções para diminuir a carga na fase aguda devem incluir correção postural modificação da atividade e mudanças no calçado ou palmilhamento adaptado.

A correção postural deve ser iniciada precocemente, pois assim teremos um resultado satisfatório. Métodos de cadeias musculares (RPG, Goldelive,...) são mais indicados. Caso seja difícil realizar uma reeducação completa, a parte de flexibilidade da musculatura encurtada e o reposicionamento pélvico devem ser incentivado ,se o fisioterapeuta não tem uma formação global ,pode solicitar

a um outro colega que realize essa avaliação .

E se os tratamentos de mecanismo extensor existem dois conselhos básicos:

1) Se o exercício causa dor ou a efusão, não a faça.

2)apenas realize exercícios em ângulos e com cargas que o paciente tenha completo controle.

Partimos da premissa de que o paciente em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com