TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde coletiva nas condições de enfermagem

Artigo: Saúde coletiva nas condições de enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Artigo  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

saúde coletiva no meio da enfermagem para que se possa ter um entendimento de quão é importante essa prática. No contexto histórico os estudos mostram que a enfermagem se inseriu na década de 80.

coletiva no meio da enfermagem para que se possa ter um entendimento de quão é importante essa prática. No contexto histórico os estudos mostram que a enfermagem se inseriu na década de 80.

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

CAMPUS MOSSORÓ

ESCOLA DA SAÚDE

CURSO DE ENFERMAGEM

SÍTESE DO ARTIGO: SAÚDE COLETIVA: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM

2014.1

JOÃO KAIQUE DE OLIVEIRA

SÍTESE DO ARTIGO: SAÚDE COLETIVA: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM

2014.1

SÍNTESE

Saúde coletiva é um objeto de desejo de todo âmbito dos profissionais da saúde, mas para que isso ocorra é necessario que um leque de fatores estejam propícios, deste modo o papel do enfermeiro se torna fundamental para que isso ocorra, assim com a saúde coletiva teremos de modo geral um atendimento digno e com respeito.

Temos que observar como anda os serviços de saúde sobre a saúde coletiva, que são demarcadas pelas ações de saúde que podem ser individuais e coletivas. As ações em saúde individuais por exemplo são programas e/ou estratégias visam grupos de risco como crianças e gestantes. Já exemplos de ações coletivas são campanhas de vacinação ou de combate a doenças como a dengue. A saúde publica brasileira em toda sua história tem como visão sobre a saúde coletiva algo externo, ou seja, divulgações e orientações nas ruas e não dentro dos locais de serviços de saúde, mas parece que de certa forma não vem atingindo o objetivo esperado.

Na saúde coletiva o conceito de saúde-doença tem como principal determinante a vida social do indíviduo, melhor explicando, a saúde coletiva fixa o olhar no processo saúde-doença de derterminação social e não biológico. Nesse sentido podemos enxergar melhor a divisão entre o que é um problema e o que pode ser uma intervenção, mesmo assim o atendimento se dá pela necessidade do cliente, desta forma quem quer que seja que realize o atendimento enfermeiro, tecnico ou médico terá a mesma visão para aquela necessidade do cliente.

Agora veremos como se da a saúde coletiva no meio da enfermagem para que se possa ter um entendimento de quão é importante essa prática. No contexto histórico os estudos mostram que a enfermagem se inseriu na década de 80.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com