TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA: ABORDAGEM AOS ADOLESCENTES

Por:   •  17/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA: ABORDAGEM AOS ADOLESCENTES

Liliana Ramos Cavalcante (1)

                        Cilene Cira da Silva Pacheco (1)

Daycione Michelle Avellar Borges (1) 

Karollyne Quaresma Mourão (2)

 William Dias Borges (3)

INTRODUÇÃO: No Brasil, a Organização Mundial de Saúde define a adolescência como um período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos (BRASIL, 2014). A atenção de enfermagem à saúde do adolescente é imprescindível, nesta fase é relevante enfatizar as alterações físicas, mentais, emocionais, sexuais e sociais, devido as variabilidades e diversidade dos parâmetros biológicos e psicossociais que ocorrem nesta fase de transição, que inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu caráter e sua personalidade. Esta atenção visa um futuro melhor aos jovens brasileiros, cuja população estimada é de 51,3% milhões, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2014). OBJETIVO: Identificar os Diagnósticos de Enfermagem, voltados à saúde dos adolescentes baseados na Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC®). MÉTODO: Trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura, baseada nas condições de saúde apresentadas na Caderneta de Saúde dos Adolescentes e nos Diagnósticos de Enfermagem da CIPESC®. RESULTADOS: Considerando as características mais comuns nos aspectos biológicos e sociais dos adolescentes para cinco problemas de enfermagem (PE) foram encontrados 08 diagnósticos de enfermagem (DE): PE: Acne, DE: Integridade da pele prejudicada relacionada às características da puberdade evidenciada pela presença de lesões acnéicas; PE: Obesidade, DE: Relacionada a ingestão excessiva de calorias evidenciada pelo aumento do peso corporal e nutrição desequilibrada mais que as necessidades corporais; PE: Sexualidade, DE: Atividade sexual insatisfatória, risco para padrão de sexualidade ineficaz e atividade sexual satisfatória; PE: Emagrecimento, DE: Ingestão alimentar inadequada relacionada a perda de peso; PE: Embriaguez / Torpor, DE: Uso de drogas. CONCLUSÃO: Os dados encontrados nesta pesquisa, contribuíram para abordar os principais problemas de enfermagem e diagnósticos de enfermagem, além disso, demostram atender as necessidades biopsicossociais dos adolescentes e de suas famílias, propiciando de forma sistematizada a uma perspectiva instrumentalizadora apoiada em novas terminologias de enfermagem baseada na CIPESC®. ATRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Este estudo visa contribuir com novos dados, a fim de melhorar a assistência prestada através da promoção à saúde dos adolescentes, prevenção dos agravos, diagnósticos precoces, atenção à saúde sexual e a saúde reprodutiva, tratamentos, reabilitações e reduções da morbimortalidade.

PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes; Diagnósticos de Enfermagem; CIPESC®.  

REFERÊNCIAS:

ALBURQUERQUE, M. L.; CUBAS, M. R. CIPESCANDO EM CURITIBA: Construção e Implementação da Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem na Rede Básica de Saúde Curitiba – PR, 2005.

Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva – CIPESC®. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 181-6, 2008.

CHIANCA, T.C.M. Mapeamento das ações de Enfermagem do CIPESC® às Intervenções de Enfermagem da NIC. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 56, n. 5, p. 513-518, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com