TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Genética

Casos: Engenharia Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

A engenharia genética implica o estudo e manipulação do genoma dos variados organismos existentes. A manipulação dos alimentos, animais (transgênicos) visa, em geral, colher novas características que possam ser vantajosas para a espécie e mesmo na descoberta de curas para doenças, fornecer as espécies uma maior resistência, novas formas de vida são apenas alguns exemplos do que a engenharia genética é capaz!

Para a comunidade científica é um grande passo para o futuro, para os mais conservadores um grande erro e obstáculo. Este tema é de grande polêmica na medida que mexe com algo que alguns anos atrás não passava de um sonho dos cientistas ditos "loucos".

A engenharia genética vem sendo considerada a grande revolução científica do final do século passado e possui várias vantagens, dentre algumas delas, estão o mapeamento do sequenciamento genômico, a clonagem, a terapia gênica e os alimentos transgênicos.

A técnica do DNA recombinante, isto é, um DNA constituído por genes de dois organismos diferentes, constitui a base da engenharia genética. Essa técnica consiste, basicamente, em cortar, usando enzimas de restrição, pontos específicos do DNA de um organismo e transplantar o pedaço cortado em outro organismo diferente. O pedaço de DNA inoculado é aceito pela célula hospedeira que passa a executar as ordens contidas nesse DNA estranho.

Com a divulgação recente em quase todos os meios de comunicação dos primeiros resultados do Projeto Genoma Humano e o grande interesse sobre os transgênicos, a engenharia genética passou a ser alvo de atenção como ciência moderna. Mas, há séculos a humanidade vem fazendo o cruzamento de plantas e animais com a finalidade de melhorá-los para sua utilização e consumo. No fundo tratam-se de experiências genéticas feitas de maneira rudimentar, mas atualmente com o desenvolvimento da biotecnologia, a melhora genética passou a ser feita de forma cientifica, através de técnicas desenvolvidas por uma nova ciência integrante da biotecnologia conhecida como engenharia genética, sendo assim, a engenharia genética pode ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir a identificação, manipulação e multiplicação de genes dos organismos vivos.

Através desta nova ciência é possível a manipulação do DNA, ou seja, do ácido desoxirribonucleico que existe nas células dos seres vivos e assim recombinar genes, alterando-os, trocando-os ou adicionando genes de diferentes origens e criando novas formas de vida. A engenharia genética possibilita:

- Mapear o sequenciamento do genoma das espécies animais, incluindo o ser humano (Genoma Humano) e dos vegetais;

- A criação de seres clonados (copiados);

- Desenvolver a terapia genética;

- Produzir seres transgênicos.

Estas novas possibilidades no campo da genética passaram a preocupar governos e grande parte das sociedades envolvidas, pois se o processo for mal direcionado poderá prejudicar o patrimônio genético, inclusive irremediavelmente. Por este motivo já há previsão legal tutelando as atividades desta nova ciência.

Vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos:

Vantagens

1. O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com