TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equinos - Contençao

Ensaios: Equinos - Contençao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

Abordar = aproximar-se de, chegar próximo.

Lembrar que os animais apresentam atitudes naturalmente agressivas (defesa e autopreservação) por medo ou instinto (ex.maternal).

Animais domésticos geralmente estão acostumados à manipulação, mas o desconhecido pode causar medo e normalmente as atitudes dos veterinários não são costumeiras.

Conter = ter em si, reprimir, refrear

Portanto contenção é tornar possível a abordagem e a manipulação, quer seja para um simples exame, como para uma intervenção mais audaciosa.

A importância dos métodos de contenção esta vinculada aos estímulos que serão causados no paciente, portanto quanto mais agressiva ou invasiva a técnica empregada, maior deve ser o grau de contenção.

Exame – simples e não traumático

Aplicação de medicamento intravenoso – minucioso e doloroso

Cuidados:

Cavalos adultos – prestar atenção na força e comportamento;

Animais jovens (potros) – não estão acostumas à manipulação, portanto são medrosos e agressivos.

Xucros (não domesticado ou domado) – atenção!!!

A contenção consiste em imobilizar os animais de interesse doméstico, assim como os bovinos, caprinos, ovinos, equinos para diversos fins, ou seja, seja para um simples exame, aplicação de medicamentos, abate ou outros. É claro que, em animais menores, a contenção, imobilização ou derrubamento são tarefas bem mais simples. Em um grande bovino ou mesmo em bezerros, estes procedimentos requerem técnicas mais específicas, pois não é tão simples imobilizar um touro, por exemplo, "no braço".

A prática de contenção de bovinos é extremamente necessária e utilizada regularmente em todos os locais onde se trabalhe com esses animais. Tanto os técnicos, fazendeiros, peões, médicos veterinários ou qualquer um que necessite que os animais fiquem total ou parcialmente contidos ou imobilizados, terão que adotar procedimentos de contenção.

Para a contenção de bovinos, por exemplo, é utilizada em fazendas, sítios, abatedouros ou por profissionais como os médicos veterinários. Pode ser realizada de diversas maneiras e, muitas vezes, implica no derrubamento do animal, para que um determinado tipo de imobilização seja realizado. No caso dos bovinos, os métodos de contenção mais utilizados são aqueles destinados à prevenção de coices, imobilização para a descorna, para a coleta de sêmen, castração, entre outros.

Muitas vezes, como no caso de exames mais detalhados, a contenção é relativamente simples, ficando o animal em pé. Entretanto, em outras ocasiões, é necessário que o animal seja derrubado e contido, isto é, amarrado, para que se mantenha em uma determinada posição.

Em geral, no caso dos animais leiteiros, devido ao temperamento dócil desses bovinos, a contenção e o derrubamento acontecem de uma maneira relativamente fácil, sem que seja necessária a aplicação de medidas mais enérgicas.

A contenção mais simples é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com