TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiologia Do Aparato Digestório Do Equino Na Síndrome Cólica

Artigos Científicos: Semiologia Do Aparato Digestório Do Equino Na Síndrome Cólica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  2.395 Visualizações

Página 1 de 4

1. Semiologia do Aparato Digestório do Equino na Síndrome Cólica

Os eqüinos são frequentemente acometidos por dores de origem gastrointestinal, conhecidas por Síndrome Cólica, onde o diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento adequado.

Algumas alterações morfológicas predispõe os eqüinos à cólica ou abdômen agudo, diarréias e as enterotoxemias, que podem levar à morte do cavalo adulto, e em alguns casos mais isolados, pode ocorrer por distúrbios em outros órgãos, que desencadeiam a síndrome cólica. As cólicas podem estar relacionadas a vários fatores, que vão desde a produção excessiva de gás no estômago, resultando da fermentação dos alimentos, até aobstrução ou torção do intestino, o que requer a intervenção cirúrgica.

Figura 1 Representação do sistema digestório dos eqüinos

Para alcançar um diagnóstico certo, o médico veterinário deve realizar uma minuciosa anamnese, coletando o maior número de informações possíveis sobre o manejo nutricional, sanitário e de atividades diárias do animal, assim como o histórico clínico, exame físico sistemático, exame retal e exames laboratoriais complementares.

A Síndrome cólica pode ser resultado de mudanças alimentares bruscas, estresse, falta de atividade física, atividade física após a ingestão de alimentos, inflamação de vísceras, peritonite, endotoxemia, etc.

Figura 2 Cavalo apresentando sintomas de Síndrome Cólica

Os exames do animal, são realizados em diversas etapas no plano geral do exame clínico. Inicia-se pela identificação ou resenha, anamnese, exame físico e exames complementares (exames laboratoriais, raio X, ultrassonografia, etc).

2. Métodos Semiológicos

Os métodos semiológicos ou exames físicos detectam alterações no animal conforme as suas sensibilidades. Os exames são realizados com base em uma referência de padrão normal, portanto o veterinário deve conhecer um animal sadio primeiro.

Os métodos semiológicos utilizados para os exames físicos são aqueles que o ser humano dispõe como, tato, visão, audição e olfato, onde o tato corresponde ao método de palpação e audição ao método de auscultação e percussão. Portanto, os métodos semiológicos para um exame físico são: inspeção, palpação, olfação, percussão e auscultação.

Estes exames podem ser realizados de forma direta, sem o uso de equipamentos, ou indireta, que se faz necessário a utilização de equipamentos como martelo e plexímetro, estetoscópio, etc.

2.1. INSPEÇÃO

Este é um dos exames semiológicos mais importantes, onde o médico veterinário deve atentar-se em alguns critérios para que não haja uma falsa interpretação, por exemplo, animais com camadas de pêlo muito espessa pode confundir a avaliação do estado cárneo do animal. O animal, se possível, deve ser mantido em local com luz natural no momento da avaliação, tendo em vista que algumas luzes artificiais podem alterar a cor original de pele e pêlos, ou ser insuficiente para uma boa visualização.

Durante a inspeção são avaliados o comportamento do animal comparado a outros animais, a sua movimentação e sua postura em estação e em decúbito.

Figura 3 Animal apresentando sintomas de cólica.

2.2. PALPAÇÃO

Durante a palpação são avaliadas as características de consistência, conteúdo, sensibilidade e temperatura.

Ao avaliar a consistência deve-se pressionar a estrutura em exame com a ponta dos dedos, verificando-se sua resistência e pressão, considerando os seguintes critérios:

Dura: ossos

Mole: gordura

Firme: músculos

Pastosa: edema

Flutuante: cistos

Crepitante: gases subcutâneos

Através dos critérios citados acima, também, pode-se avaliar o conteúdo, através do sinal de Godet, onde se pressiona com os dedos determinada região do corpo do animal e avalia-se conforme a marca que irá apresentar na estrutura. Por exemplo, nos casos de edema, após a pressão com o dedo percebe-se a marca do mesmo, pois a estrutura não recupera seu aspecto original.

Figura 4 Sinal de Godet em eqüino

Na pesquisa de sensibilidade, serão avaliadas as manifestações do animal no momento da pressão a determinada estrutura. Verifica-se o animal apresentar sinal de dor, como gemer ou alguma reação de defesa como retirar o membro ou dar coice. Neste momento deve-se avaliar também a temperatura, que pode ser na forma retal.

2.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com