TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia - NR 17

Exames: Ergonomia - NR 17. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

ERGONOMIA – NR 17

A Norma Regulamentadora 17 (NR – 17) é a norma que estabelece parâmetros para a adaptação das condições do trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de maneira a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho das atividades. É de responsabilidade do empregador a avaliação da adaptação das condições do trabalho de acordo com as características psicofisiológicas dos trabalhadores, realizando análise ergonômica do trabalho.

O transporte, levantamento e descarga de materiais que o trabalhador pode remover individualmente devem ser de peso máximo 60 Kg. Não pode ser exigido de nenhum trabalhador cujo peso da carga possa comprometer sua saúde e segurança, como por exemplo, algum trabalhador que já tenha problemas como hérnia de disco, lombalgia, etc. Todos os trabalhadores devem receber seu devido treinamento técnico com vistas a salvar sua saúde e desempenhar atividades seguras. Sempre que possível deve se fazer o transporte com apoio de equipamentos técnicos, como por exemplo carrinho, talha, ponte rolante, etc. Para mulheres e jovens (menores de 18 anos) o peso máximo de carga a ser transportada deve ser bem menor que o recomendado para o trabalhador homem.

O mobiliário dos postos de trabalho deve ser de preferência adaptados com as devidas medidas do trabalhador. Sempre que possível o trabalhador deve trabalhar na posição sentado com condições de boa postura, visualização e operação. Os assentos devem ter regulagem de altura. Quando na atividade for necessária a utilização dos pés para operação, como por exemplo, o acionamento a pedal, deve ter assentos para descanso e a possibilidade da troca do lado pé que aciona.

Os equipamentos dos postos de trabalho devem ser adequados com as características psicofisiológicas e necessidades dos trabalhadores. Nas atividades de leitura de documentos, digitação, datilografia e necessário: suporte para documentos, usar papel de fácil legibilidade. Utilizando computador continuamente deve se adequar: o teclado, a tela e o porta documentos devem ter a mesma distância dos olhos, teclado independente e de fácil regulagem.

As condições ambientais do trabalho devem ser adequadas as características psicofisiológicas dos trabalhadores e de acordo com a atividade. Nos locais de trabalho onde a atividade exercida exige atenção do trabalhador o nível de ruído deve ser menor que 65 dB (A), a temperatura do ambiente deve ser entre 20ºC e 23ºC, a iluminação deve se consultar a NBR 5413 para saber o índice recomendado de acordo com a atividade, a velocidade do ar inferior a 0,75 m/s e a umidade relativa do ar acima de 40%.

A organização do trabalho com relação a NR 17, deve se considerar: as normas de produção, o modo operatório, a exigência de tempo, a determinação do conteúdo de tempo, o ritmo de trabalho e as tarefas realizadas. É fundamental que a análise ergonômica do trabalho seja realizada avaliando os tópicos citados anteriormente, para que em cima dos dados levantados possa ser feitos alguns ajustes no processo ou inserir algum novo equipamento que posso auxiliar na tarefa e que se torne mais confortável para a realização da atividade do trabalhador. Dependendo da atividade é necessário pausas para descanso. Nas atividades de digitação com computador é proibido o empregador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com