TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Postura De Trabalho Com Computador, Conforme Aplicação Da NR-17 ERGONOMIA

Monografias: Postura De Trabalho Com Computador, Conforme Aplicação Da NR-17 ERGONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  1.627 Visualizações

Página 1 de 6

Este artigo trata sobre a aplicação da NR 17 (Norma Regulamentadora) e a avaliação dos aspectos ergonômicos nos postos de trabalho frente ao computador. Através da análise de vinte modelos aleatórios em diferentes tipos de equipamento e condições de ambiente de trabalho, concluiu-se que há necessidade de maiores estudos e difusão sobre o assunto, já que todos os usuários apresentaram incorreções, seja quanto à postura, seja quanto a inadequações dos equipamentos.A ergonomia surgiu para melhorar as relações entre o homem e o ambiente de trabalho

através de estudos, como por exemplo, das interações anatômico-fisiológicas do ser humano e dos equipamentos utilizados.

A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar, que tem por objetivo a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários e do meio ambiente às exigências do ser humano. O alcance de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade de trabalho e um melhor rendimento do esforço humano (Grandjean, 1968).

Desta forma, pode-se dizer que a utilização de equipamentos adequados é peça fundamental quando se trata de saúde e conforto na utilização de computadores.

O presente trabalho teve como objetivo analisar os postos de trabalho com computador diferentes situações de uso, bem como suas respectivas formas de utilização, tais como:

posição do monitor, altura da cadeira e postura do usuário, entre outros aspectos.

Revisão bibliográfica

Segundo Shneiderman (1992) apud Panacaro (2007), a importância do desenvolvimento de boas interfaces entre homem-computador pode proporcionar uma substancial diferença no tempo de aprendizado, na velocidade de execução, na taxa de erro e na satisfação do usuário.

Nos dias de hoje, a computação não se restringe mais aos computadores. Interagir com sistemas informatizados faz parte da vida cotidiana e inclui toda uma gama de experiências.

Esses sistemas que funcionam a partir da interação com seus usuários são denominados sistemas interativos e uma de suas características mais fundamentais é que servem de apoio à atividade humana, seja ela de trabalho ou lazer.

O sucesso de um sistema interativo é determinado pelos seres humanos que o usam e, portanto, é profundamente afetado pela sua facilidade de uso.

Um sistema interativo – se construído com usabilidade em mente – pode ajudar na realização das atividades de modo mais fácil, agradável e satisfatório.

Em contrapartida, sistemas não construídos de forma centrada no usuário podem se tornar inadequados à atividade humana e atuar não mais como apoio, mas sim como obstáculo a sua realização, tornando-se uma fonte de problemas da Postura de Trabalho com computador.

A entrada de computadores em empresas e lares fez com que as pessoas começassem a utilizar essas máquinas durante longos períodos, em atividades repetitivas (“Ergonomia é

essencial” em 4/6/2008).

O trabalho em computador quando executado por muitas horas seguidas pode vir a provocar problemas como fadiga ocular e intelectual, dores musculares e tendinites, quando

não são adotados hábitos saudáveis (“Trabalho em Computador: de olho na ergonomia” em

4/6/2008).

As horas que cada pessoa passa, no trabalho ou em casa, em frente ao computador são suficientes para causar dores nas costas, olhos ardendo, mãos doloridas, cotovelos inchados, problemas no ombro (“Males que vêm do computador” em 4/6/2008).

A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e

descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho (“NR 17 - Ergonomia (117.000-7 em

16/6/2008)”.

Foram analisados diferentes parâmetros relacionados ao posto de trabalho dos usuários de computador.

A ergonomia insólita do PC e suas implicações para o design” em 4/6/2008

Monitor. Segundo Couto (2002), o monitor de vídeo deve estar bem em frente aos olhos. Em relação à altura do monitor de vídeo, a posição ideal é aquela em que o mesmo se encontra um pouco abaixo da projeção horizontal dos olhos e um pouco inclinado para cima, facilitando a leitura. O limite superior do monitor de vídeo é na projeção horizontal dos olhos. Ao longo de anos de uso, a tela do monitor fica menos nítida, exigindo um esforço maior nos olhos.

Quem o utiliza diariamente pode não notar a diferença porque vai ser Análise da Postura de Trabalho com Computador

Monitores LCD, causam menor cansaço na vista devido a tela ser estática. Deve-se escolher modelos com boas taxas de contraste, possibilitando imagens mais claras (“Ergonomia, melhorando o uso do computador” em 4/6/2008).

A distância entre o monitor e quaisquer documentos que precise ser consultado durante o trabalho deve ser mínima, de modo a evitar movimentos desnecessários com o pescoço (“Trabalho em Computador: de olho na ergonomia” em 4/6/2008).

O ângulo entre os olhos e o monitor deve estar entre 5º e 15º. E a distância entre o monitor os olhos deve ser de pelo menos 40 centímetros a fim de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com