TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva Os Principais Pontos Da NR 17, Que Trata Da Ergonomia.

Pesquisas Acadêmicas: Descreva Os Principais Pontos Da NR 17, Que Trata Da Ergonomia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  6.718 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição da NR 17, Esta norma estabelece os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas, máquinas, ambiente, comunicações dos elementos do sistema, informações, processamento, tomada de decisões, organização e conseqüências do trabalho.Observe-se que as LER - Lesões por Esforços Repetitivos, hoje denominada DORT - Doença Osteomuscular, relacionada ao trabalho constituem o principal grupo de problemas à saúde, reconhecidos pela sua relação laboral. O termo DORT é muito mais abrangente que o termo LER, constante hoje das relações de doenças profissionais da Previdência.

Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso, Segundo o art. 198 da CLT, está estabelecido que é de 60 kg o peso máximo que um empregado pode remover individualmente. À mulher e o menor de dezoito anos é vedado o serviço com emprego de força muscular superior a 20 kg, para trabalho contínuo ou 25 kg para trabalho ocasional (art. 390 e § 5o do art. 405 da CLT). Estas proibições legais, no entanto, não se aplicam quando a remoção de material é feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou quaisquer outros aparelhos mecânicos (arts. 198 e 390, parágrafo único). Ao regulamentar a NR 17, o MTE não estabeleceu valores quantitativos para levantamento e transporte de peso, provavelmente para não contrariar os artigos da CLT que determinam limites elevados do ponto de vista técnico. É apenas sugerido um limite onde não ocorram danos à saúde e segurança do trabalhador. Estão compreendidos entre os possíveis danos por superesforço: lombalgias, hérnia de disco ou problemas na coluna vertebral. Outras disposições importantes da NR 17 no que diz respeito ao levantamento, transporte e descarga industrial de peso estão relacionadas entre os subitens 17.2.3 e 17.2.7 da norma. Por exemplo: para facilitar ou limitar o transporte manual de cargas, fazer uso de meios técnicos apropriados. A instalação de um sistema elevatório automatizado (elevador) para diminuir a fadiga do empregado por subir e descer andares ilustra este exemplo.

Mobiliário dos Postos de Trabalho, O artigo 199 da CLT estabelece a obrigatoriedade de colocação de assentos para trabalhos que exijam a posição sentada e, quando não for o caso, o assento também deve estar disponível para a utilização nas pausas que o serviço permitir. O maior problema relacionado a uma determinada postura é o tempo em que esta é mantida. O tempo de manutenção de uma postura deve ser o mais breve possível, pois pode acarretar efeitos eventualmente nocivos. A postura em pé é considerada a pior posição de trabalho e deve ser evitada sempre que possível. Esta postura está associada ao aparecimento de varizes, dores articulares e uma série de outros males. A escolha da postura em pé só se justifica nos seguintes casos: Trabalho que exija deslocamentos contínuos. Exemplos: carteiros, seguranças e vigias; Manipulação de cargas com peso igual ou superior a 4,5 kg; Tarefas exigindo alcances amplos. Movimentos para cima, para frente e para baixo; Função exige operações freqüentes em vários locais de trabalho; Tarefas que exijam a aplicação de forças orientadas para baixo. Exemplo: empacotamento. Já a posição sentada é a mais indicada pela legislação, pois exige menor esforço postural e diminui a demanda sobre as articulações. Entre outras vantagens, esta posição proporciona uma maior sensação de conforto, menor consumo de energia etc. Existem desvantagens também, como, por exemplo, o sedentarismo. De uma forma geral, os equipamentos, as condições ambientais e a organização do trabalho devem ser adaptados às características dos trabalhadores, levando em consideração a própria sensação de conforto destes.

Equipamentos dos Postos de Trabalho, Neste tópico é muito importante a opinião do trabalhador para a seleção e adequação dos equipamentos. A NR-17 determina regras específicas para os serviços de digitação e processamento de dados.

Condições Ambientais do Trabalho, No que se refere às condições ambientais de trabalho, a norma estabelece algumas condições de conforto para os seguintes itens: ruído, temperatura, velocidade do ar e umidade relativa do ar. O ruído interfere em toda a atividade que exija solicitação intelectual e atenção constantes, além de contribuir para a sensação de desconforto (o barulho irritante de uma impressora matricial, por exemplo). A tabela abaixo apresenta níveis de ruído para diversos ambientes, estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 10152):

Locais dB(A) NC, Apartamentos, enfermarias, berçários, centros cirúrgicos 35-45 30-40. Laboratórios, áreas públicas 40-50 35-45

Hospitais, Serviços 45-55 40-50. Bibliotecas, salas de música, sala de desenho 35-45 30-40 Salas de aula, laboratórios 40-50 35-45

Escolas, Circulação 45-55 40-50. Apartamentos, enfermarias, berçários 35-45 30-40.

Hotéis, Restaurantes e sala de estar 40-50 35-45. Portaria, recepção e circulação 45-55 40-50. Dormitórios 35-45 30-40.

Residências, Sala de estar 40-50 35-45. Sala de concerto, teatros 30-40 25-30.

Auditórios, Sala de conferência, cinemas, sala de uso múltiplo 35- 45 30-35.

Restaurantes, Restaurantes 40-50 35-45. Salas de reunião 30-40 25-35. Sala de gerência, sala de projeto e administração 35-45 30-40. Sala de computadores 45-65 40-60.

Escritórios, Sala de mecanografia 50-60 45-55. Locais para esporte 40-50 35-45.

Igrejas e Templos, Pavilhões fechados para espetáculos e esportes 45-60 40-55.

Os níveis de ruído estabelecidos nesta NR não geram adicional de insalubridade, caso venham a ser excedidos. No entanto, de acordo com a situação, devem ser tomadas algumas medidas de controle. Por exemplo, trocar a impressora matricial por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com