TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escorbuto

Trabalho Escolar: Escorbuto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 2

O que é escorbuto?

O escorbuto é uma doença carencial (falta de nutriente essencial), devido à ausência de vitamina C (ou ácido ascórbico) na dieta. Em larga escala, a doença surgia tanto nos intensos invernos europeus da Idade Média, quando as pessoas deixavam de produzir e consumir alimentos ricos em vitamina C, como na era das grandes navegações, em marinheiros que ficavam muito tempo no mar ou nas cidades sitiadas em que os habitantes passavam longos períodos sem ingerir folhas ou frutas frescas. A vitamina C é importantíssima para o corpo porque é ela quem dá maior rigidez ao colágeno, a principal proteína estrutural do corpo.

Quais são as causas do escorbuto?

O escorbuto é provocado pela carência grave de vitamina C na dieta.

Quais são os principais sinais e sintomas do escorbuto?

O escorbuto apresenta como primeiros sintomas:

Hemorragias gengivais.

Inchaço com pus na língua ou nas gengivas.

Dores nas articulações.

Dificuldades de cicatrização das feridas.

Instabilidade dos dentes (dentes soltos).

Com o passar do tempo, as hemorragias que acontecem em decorrência da fragilidade capilar podem atingir outras partes do corpo e inclusive causar a morte. Em crianças pequenas, alimentadas exclusivamente com leite esterilizado, pode ocorrer uma espécie de escoburto infantil, com dificuldades na ossificação do esqueleto.

Como o médico diagnostica o escorbuto?

O diagnóstico do escorbuto deve ser suspeitado sempre que houver história de privações de alimentos que contenham vitamina C. Pode-se comprovar a doença ao observar osteoporose generalizada ou certos sinais radiológicos típicos na estrutura óssea da pessoa acometida.

Como o médico trata o escorbuto?

O escorbuto pode ser tratado pela ingestão diária de medicações contendo vitamina C ou pelo consumo regular de frutas ricas nesta vitamina, como acerola, morango, abacaxi, laranja, limão, aipo, pimentão vermelho e outros. Nos alimentos não frescos ou cozidos a vitamina C está total ou pacialmente inativada.

Como prevenir o escorbuto?

Manter, na alimentação, frutas cítricas, verduras frescas e cruas e outros alimentos ricos em vitamina C (laranjas, limões, tangerinas, kiwis e outros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com