TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clínico - Escorbuto

Por:   •  4/10/2019  •  Artigo  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Adolescente do sexo feminino, com 18 anos de idade e antecedentes de anorexia nervosa desde há dois anos. Estava a ser seguida em consultas de Pedopsiquiatria, medicada com bromazepam, e de Nutrição, embora com presença inconsistente às consultas desta especialidade. Foi referenciada para avaliação por uma erupção cutânea não pruriginosa com dois dias de evolução. Ao exame objectivo, apresentava ligeira letargia e hipotensão, com um índice de massa corporal de 13.9 kg/m2,. Destacava-se uma erupção purpúrica na região anterior do tronco, com hiperqueratose folicular, assim como friabilidade gengival, uma equimose extensa na perna direita e edemas maleolares (figura 1). A doente negava ingestão recente de novos fármacos ou processo infeccioso prévio.

[pic 1]

O estudo analítico, que incluiu hemograma, bioquímica, estudo imunológico e estudo da coagulação estava normal, com exceção de défices de 25-OH-vitamina D e vitamina A. Foi efetuada uma biopsia cutânea no tronco, que demonstrou extravasamento eritrocitário dérmico, sem lesões inflamatórias vasculares.

Qual o seu diagnóstico? Explique como chegou à conclusão.

  1. Vasculite sistémica
  2. Púrpura trombocitopénica trombótica
  3. Escorbuto
  4. Meningococemia
  5. Toxidermia

Resposta: Escorbuto.

O escorbuto é uma patologia secundária a deficiência de ácido ascórbico (vitamina C), cuja clínica se relaciona com o consequente comprometimento da síntese de colágeno. Os sintomas iniciais como fadiga, irritabilidade e mialgia são habitualmente inespecíficos. Os sinais dermatológicos ocorrem precocemente e incluem púrpura e hiperqueratose perifoliculares, pelos em saca-rolhas, hiperplasia e hemorragia gengival e equimoses fáceis. Por vezes, as manifestações clínicas são confundidas com outras patologias, nomeadamente distúrbios hematológicos, vasculite sistémica e meningococemia. O diagnóstico é baseado nos sintomas e sinais, na história dietética e na rápida resolução com a introdução de vitamina C. O achado histológico de extravasamento eritrocitário sem lesões inflamatórias vasculares, juntamente com as deficiências nutricionais detetadas, a normalidade da contagem de plaquetas, dos estudos da coagulação e imunológico, associados a lesões cutâneo-mucosas compatíveis levaram-nos a reconsiderar as hipóteses de diagnóstico e a suspeitar de escorbuto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com