TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritório de desenvolvimento clínico de descrição para hemodiálise

Projeto de pesquisa: Escritório de desenvolvimento clínico de descrição para hemodiálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.830 Palavras (20 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, sabemos que as organizações buscam a cada dia mais evoluir, pessoas competentes, trabalhar com qualidade e não se esquecendo do mercado que cada vez mais competitivo.

A área de Recursos Humanos também é assim, ou seja, a Gestão de Pessoas é essencial nas organizações, sabemos que é nesta área que acontece o Planejamento dos Recursos em Geral da empresa, Recrutamento e Seleção, Avaliação do Desempenho, Contratação, Remunerações e Incentivos, Descrições de Cargos e as Auditorias precisas.

Com um mercado altamente competitivo sabemos que o talento individual começa a ter cada vez mais valor nas empresas.

Os profissionais do futuro do RH serão aqueles que desenvolvem suas competências e sabem programar práticas inovadoras.

Muito enganado está, quem pensa que analisar cargos é recente. Temos exemplos lá do passado por volta de 1909 já se falava em Cargos com Salários.

Em 1909, Griffenhagen realizava estudos objetivando alcançar uma sistemática na Classificação de Cargos. Entre tantos outros nomes importantes nesta área de Administração que contribuíram para História dos Cargos.

No Brasil por volta dos anos 60 já se buscava o aperfeiçoamento da estrutura dos cargos.

É fato que foi percorrido um “longo” caminho, para que as teorias de análise e descrição de cargos alcançassem o estágio em que se encontram.

Sendo Assim, após uma ampla observação na Renal Clínica, tendo como objetivo uma pesquisa nesta área, pois há falta dentro da Clínica um Plano de Cargos, ou seja, nesta proposta de trabalho vamos analisar e descrever os cargos existentes dentro da empresa.

Como estudante de Administração e futura administradora são de suma importância ter Descrição de Cargos nas empresas, pois quando bem elaborada, é uma ferramenta de muita importância em diversos programas de Gestão de Pessoas e Qualidade.

É um desafio descrever os cargos com informações atualizadas e sem falar que é a realidade das empresas.

A escolha do tema é uma lacuna que faltava na empresa, assim sendo abordado neste projeto com a intenção de dar melhorias nesta área a Clinica.

De um modo geral, pretende-se como este projeto de pesquisa contribuir na empresa, na descrição específica, com melhorias nos programas que estão ligados aos cargos diretamente.

Procurando descrever os cargos de forma simples e de fácil entendimento a todos os que leiam.

2 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema em questão teve ênfase, principalmente pelo motivo de não ter a descrição de cargos na empresa, possui uma ótima estrutura organizacional, porém faltando um plano de cargos.

Segundo Chiavenato(2001), a análise dos cargos podem obter a informação qualitativa. Assim a pesquisa utilizou a maneira qualitativa. “Qualitativa: caracteriza-se por uma informação narrativa, descrevendo o conteúdo do cargo, dados qualitativos sobre condições de trabalho, requisitos pessoais, contexto social etc” Chiavenato (2001, p. 77).

Dessa forma, o trabalho que ora se apresenta será de grande importância, pois além de função social significativa, de modo especial contribuirá de forma prática ao oferecer na empresa o plano de cargos que outrora não tinha.

Para mim terá uma grande valia fazer este projeto, como acadêmica de administração será de fundamental importância na minha carreira, tanto em conhecimentos como em uma ampliação do assunto abordado.

3 PROBLEMA DE PESQUISA

Hoje em dia as organizações buscam se adequar as técnicas e padrões de competitividade no mercado.

Mediante a esta Pesquisa o meu tema é no enfoque da pergunta: Por que Descrever Cargos e mantê-los nas empresas?

Sendo Assim, na Renal Clínica na área de Recursos Humanos não há descrição de cargos, e isso é fundamental dentro da empresa até para a posição salarial.

Sabemos que no RH dentro da empresa tudo é muito organizado, um ótimo planejamento e sua qualidade de gestão são imprescindíveis!

E os cargos bem organizados e definidos é uma alavanca dentro da organização até para a base salarial, tornando-se crescimento e virtude na empresa em prol dos funcionários.

Diante desta Pesquisa em “análise e descrição de cargos” este projeto será de grande valia a empresa Renal Clínica.

Sempre há uma expectativa muito grande quando descritos os cargos e na hora de avaliar os ocupantes, assim identificando o melhor perfil dos colaborados dentro da empresa após os cargos descritos e registrados no RH.

Portanto, esta pesquisa é realizada com intuito de saber o real significado da descrição de cargos e suas finalidades em prol da empresa. Após analisadas as informações decorrente ao método da pesquisa, será elaborado a Descrição dos Cargos da Renal Clínica.

4 OBJETIVOS

O objetivo deste projeto em pesquisa é a elaboração da descrição de cargos para clínica de Hemodiálise.

Aplicar os conhecimentos obtidos sobre o assunto em pesquisa, observar na Clínica como acontece o planejamento dos Recursos Humanos.

A seguir, serão definidos e delimitados os objetivos deste projeto.

3.1 OBJETIVO GERAL

- Analisar os Cargos que a Renal Clínica tem, diagnosticando a estrutura e estabelecendo seu padrão de ocupantes.

3.2 OBJETIVO ESPECIFÍCO

- Realizar o levantamento bibliográfico sobre Recursos Humanos e Descrição de Cargos.

- Analisar e Descrever as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado.

- Aplicar a pesquisa na descrição dos cargos.

- Identificar os cargos descritos no final da pesquisa.

- Mostrar à empresa a finalização da pesquisa e os pontos positivos dos seus benefícios.

5 METODOLOGIA

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com