TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espécie De Animais E Plantas

Dissertações: Espécie De Animais E Plantas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os ecossistemas são muito importantes para manter o equilíbrio na natureza. Nesse trabalho especificaremos alguns tipos de ecossistemas importantes para a cidade de Santos, em São Paulo. Também serãocitadasalgumas espécies de animais e plantas visualizadas no Orquidário, com fotos para melhor explicação também em Santos, no passeio turístico que nos foi proporcionado.

• Sapo-pingo-de-ouro

Animal Planet Brasil – Sapinho Pingo de ouro

O nome científico desse animal é Brachycephalus ephippium; seu habitat natural é em matas úmidas (como por exemplo, Atlântica e Serra da Mantiqueira), áreas florestais de planalto, com altitude superior a 1000 metros; Ao contrário de outros sapos, raramente pula, caminha de modo peculiar, no chão ou em bromélias; tem hábitos diurnos e noturnos, é encontrado em grupos, e pela manhã toma sol, sobretudo depois das chuvas fortes de verão; são essenciais para o equilíbrio da cadeia alimentar, sendo consumidos por aves, répteis, mamíferos e outros invertebrados, são importantes também para o transporte de nutrientes.

• Bugio:

Fotos de Natureza – Macaco Bugio

Seu nome cientifico é Alouatta fusca; é um maífero que se alimenta de frutas, folhas e brotos; tem como seu principal refugio as matas densas e úmidas, vivem em grupos compostos por um macho, adulto que comanda os mais novos, fêmeas e filhotes; são cracterizados pelo alto som que fazem, uma vez que quando o macho grita, pode ser ouviso a mais de 3 Km.

• Tucano:

Tucano – Orquidario Municipal de Santos 15/04/2014 às 15h42min

O seu nome cientico é Ramphastos toco; vive em pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado. Ao dormir vira a cabeça e descansa o bico nas costas; faz seu ninho no oco das árvores, onde tem por ninhada uma média de dois a três filhotes; mantem o equilíbrio da cadeia alimentar da população de insetos, como também auxiliam na proliferação de sementes, auxiliando na germinação das plantas.

• Bromélias:

Bromélia – Orquidario Municipal de Santos 15/04/2014 às 15h36min

Seu nome cientifico é Alcantarea imperialis; um dos principais componentes da flora e da fisionomia dos ecossistemas brasileiros abrigando aproximadamente 36% das espécies catalogadas. Possui vários gêneros endêmicos, alguns deles encontrados exclusivamente na Floresta Atlântica; apresentam papel significativo na ciclagem e incorporação de nutrientes atmosféricos ao sistema, constituindo-se, portanto em eficiente mecanismo de captura e conservação de nutrientes.

• Orquídea:

Orquídea – Wikipedia

Essa planta pertence à familia Orchidaceae; as orquídeas atraem polinizadores com suas belas flores, o que de fato é importante para o meio. Além disso, as flores ou as folhas das orquídeas servem de alimentação para diversos insetos, mamiferos etc... Ainda, apesar de serem pequenas, as orquídeas participam do ciclo global do carbono, do nitrogênio.

• Bambus

Bambus – Orquidario Municipal de Santos 15/04/2014 às 15h25min

O nome cientifico dessa planta é Bambusa vulgaris;O bambu é uma planta que pode ser utilizada para praticamente tudo: alimento, abrigo, construções, lenha, carvão, protetor de solo, barreira de vento, regenerador ambiental, mata ciliar, tubos, artesanato, móveis..., enfim, centenas de usos.

• Samambaiaçu:

Planta Samambaiaçu – Meio Ambiente, Cultura Mix

O nome cientifico dessa planta é Dicksonia sellowiana; uma planta típica da Mata Atlântica, que está na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção, em razão da sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura. O samambaiaçu é uma árvore grande, fibrosa e resistente, apresenta um crescimento lento. Tem folhas grandes localizadas no topo de tronco da árvore que apresenta inúmeras utilidades, tais como decoração, suporte, substrato, gosta de sombra, umidade, solos baixos e ricos em matéria orgânica.

• Liquens:

Liquens – Wikipédia

Seu nome cientifico é Parmeli acetabulum;Os liquens produzem ácidos que degradam rochas e ajudam na formação do solo, tornando-se organismos pioneiros em diversos ambientes. Esses ácidos também possuem ação citotóxica e antibótica.Quando a associação é com uma cianobactéria, os liquens são fixadores de nitrogenio, sendo importantes fontes de nitrogênio para o solo.Os liquens são extremamente sensíveis à poluição, sobrevivendo de bioindicadores de poluição, podendo indicar a qualidade do ar e até quantidade de metais pesados em áreas industriais.

• Manancial hídrico:

Diário de Cáceres – Manancial Hídrico

Local onde se encontra a água, disposta de forma natural (nascentes, córregos, lagoas, rios e lençol subterrâneo) ou artificial (barragens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com