TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Domesticação de Plantas e Animais

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA

CAMPUS - CAPITÃO POÇO

INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS

HERÁCLITO EUGÊNIO OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO

ENGENHARIA FLORESTAL

EUCIELE DE MENEZES ALBUQUERQUE

DOMESTICAÇÃO DE PLANTAS E ANIMAIS

CAPITÃO POÇO - PA

2014


UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA

CAMPUS - CAPITÃO POÇO

INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS

HERÁCLITO EUGÊNIO OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO

ENGENHARIA FLORESTAL

EUCIELE DE MENEZES ALBUQUERQUE

DOMESTICAÇÃO DE PLANTAS E ANIMAIS

Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina Introdução as Ciências Agrárias, ministrada pelo Profº Heráclito Eugênio.

CAPITÃO POÇO - PA

2014


DOMESTICAÇÃO DE PLANTAS E ANIMAIS

Euciele de Menezes Albuquerque

Capitão Poço, Pará, Junho/2014

O processo de domesticação das plantas é utilizado desde a pré-história. O cientista Nikolai Vavilov, com base nas teorias de Darwin, em suas várias expedições, observou que a diversidade cultural de plantas, são advindas de um centro de origem específico de cada espécie. Esse centros de origem, são geralmente de regiões complexas e montanhas altas.

A enorme quantidade de material que reuniu através de várias expedições realizadas em diferentes partes do mundo possibilitou o estabelecimento dos centros de origem ou de diversidade de um grande número de espécies cultivadas. Vavilov reconheceu a existência de oito centros primários de origem: 1. Centro Chinês; 2. Centro de Índio; 2a. Centro Indo-Malaia; 3. Centro Asiático Central; 4. Oriente Próximo; 5. Centro Mediterrâneo; 6. Centro Abissínio; 7. Centro Sul Mexicano e América Central; 8a. Centro América do Sul; 8b. Centro do Chile; e 8c. Centro Brasileiro-Paraguaia.

A domesticação de animais acompanha a história da humanidade com sua utilização adaptada de acordo com períodos e necessidades. No início os animais eram usados apenas na alimentação, mas logo os seres humanos perceberam que eram uteis na agricultura, fornecer vestes e ainda serviam de transportes. Com tais descobertas o homem conseguiram domar animais selvagens que desconfiava até mesmo de sua própria espécie. As características dos animais domesticados hoje, são efeitos de vários processos de classificação feita pelo homem, e isso se torna perceptível quando analisamos o ancestral do cachorro, o lobo.

A domesticação dos animais está parcialmente ligada a domesticação humana, pois foi com a domesticação que o homem passou a aumentar sua produtividade no campo, aumentados suas áreas de plantações e utilizando alguns animais para a criação, como o gado.

Porém, nem todos são a favor da domesticação em animas. A Ingrid Newkirk, fundadora do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), é declaradamente contrária à interferência humana na vida dos animais. Ela também discorda da utilização de animais domésticos como cães e gatos para companhia humana, buscando a liberdade para as espécies subjugadas.

PONTOS IMPORTANTE ACERCA DO TEMA: DOMESTICAÇÃO DE PLANTAS E ANIMAIS.

  • A afirmação de Stephen Budiasnk, de que “certas espécies foram (o poderiam ter sido) salvas da extinção por meio da domesticação”. A domesticação propõe aos animais que eles adquirem maior possibilidade de acasalar, não têm épocas ideais, pois não precisam ter tantos cuidados com o desenvolvimento de seus filhotes.
  • Nem todos animais podem ser domesticados. A domesticação envolve uma variável de fatores que devem ser obedecidos, como: dieta correta (alguns animais são carnívoros e/ou necessitam de alimentos muito caros), velocidade de crescimento (animais que crescem muito rápido são mais difíceis de domesticar), disposição amigável (animais agressivos não terão controle humano por muito tempo), facilidade para procriar (animais que não deixam o hábitos de determinar a época correta de acasalamento, poderão ser extintos se domesticados), respeito a uma hierarquia social (se tiveram costume de ter um líder, poderão se dispersar facilmente do âmbito humano), e resistência ao pânico (animais que ficam histéricos quando sentem alguma ameaça, costumam ser difíceis de controlar.
  • As primeiras evidencias da arte estão ligadas a animais, as ilustrações feitas em cavernas retratam bisões e veados.
  • Quanto maior o processo e tempo de domesticação mais diferenciada uma espécie fica de seu ancestral, como o cão, que hoje diferencia-se tanto do lobo. Com a convivência entre seres humanos os animais não necessitam tanto de inteligência e acabam perdendo suas eficiências em defesa e caça.


CONTRIBUIÇÃO POSITIVA E/OU NEGATIVA DA DOMESTICAÇÃO DAS PLANTAS E ANIMAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE.

À princípio, os animais garantiam aos seres humanos apenas a carne – ainda assim sendo dificultosa a caça –, as plantas eram de difícil acesso, quando encontradas, em pouco tempo acabavam e uma nova busca tinha que ser feita. A domesticação de animais e plantas têm uma importância significativa no desenvolvimento da agricultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com