TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esqueleto Axial

Artigo: Esqueleto Axial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

Esqueleto Axial(cabeça,pescoço e troco)

Crânio

Forma uma caixa óssea,destinada a abrigar e proteger o encefálo,entre suas funções estão a de abertura para passagem do ar,cavidades para órgãos de sensibiladade especifica entre outros.

Crânio com vista lateral e crânio com vista anterior(figura abaixo),sua forma pode ser classificada como ossos laminares ou planos,de substância compacta e por uma camada média esponjosa chamada díploe.

Pescoço

O pescoço é a parte do corpo dos vertebrados que une a cabeça ao tronco,é suportado por vários músculos que dão movimento a cabeça, no seu interior encontram-se a laringe e a traqueia e, por trás dessas, a parte superior do esófago; na parte frontal, estas estruturas e, ainda, a glândula tiroide são protegidas, de cima para baixo, pelo osso hióide, a cartilagem tiroide - que, no homem, recebe vulgarmente o nome de “maçã de Adão” - e a cartilagem cricoide. Lateralmente, por baixo da pele, notam-se os músculos esterno-mastoides (esternocleidomastoideu), os dois ramos da artéria carótida e da veia jugular e a glândula submandibular, por baixo da mandíbula.

Tronco

É formado pela coluna vertebral,pelas costelas e pelo osso esterno,situado anteriormente no plano mediano das vértebras torácicas ,situada no plano mediano posteriormente das costelas e suas cartilagens costais.

Coluna Vertebral

Ou espinhal dorsal,é constituída por 33 ossos(as vértebras).A sobreposição dos orifícios presentes nas vértebras forma um tubo interno ao longo da coluna vertebral,onde se localiza a medula nervosa.

A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas. Esses tem suas formas irregulares.

Costela e osso esterno

Protegem o coração,os pulmões e os principais vasos sanguíneos,a maioria das pessoas possuem 12 costelas,algumas possuem uma extra que é mais comum em homens.Os dois últimos pares de costelas não se ligam ao esterno(costelas flutuantes),essas podem ser classificadas como ossos chatos.

Membros superiores

Os membros superiores humanos possuem diversos ossos. Um exemplo é a clavícula que, unida à escápula(outro exemplo) mais posterior, conecta estes membros ao esqueleto. Tanto um quanto outro se dá aos pares, são móveis e fornecem fixação para os músculos.

A escápula se une ao úmero em uma cavidade denominada glenóide.

O úmero é o maior osso do membro superior. Possui cabeça lisa e esférica e seu comprimento (diáfise) é liso e fino. Em uma de suas extremidades, participa da articulação do cotovelo, se ligando, nesta região, à ulna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com