TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Das Características Dos Filos

Trabalho Escolar: Estudo Das Características Dos Filos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

Filo Cnidaria

1 - Explique como se formam os corais e forneça exemplos de sua importância para o ecossistema

R: Os recifes de corais são formados com o acúmulo de corais e do calcário de certas algas. Com o tempo, em condições favoráveis, um recife de coral pode transformar-se numa ilha ou, pelo menos, em um atol.

Os recifes de coral são ecossistemas com grande produtividade e grande biodiversidade que, em muitos casos, suportam importantes pescarias e o turismo. A própria rocha é também utilizada em construção, principalmente em recifes que já formam parte da terra firme.

Filo Platyhelminthes

1 – Descreva três características encontradas nos vermes platelmintos que os diferenciam dos cnidários.

R: 1. Alguns vermes platelmintos podem viver em ambientes terrestres úmidos, e podem parasitar já os cnidários são totalmente aquáticos.

2. Os cnidários possuem simetria radial, enquanto os platelmintos possuem simetria bilateral.

3. Os platelmintos possuem um sistema excretor rudimentar (Protonefrídeos) enquanto os cnidários não possuem sistema excretor.

2 – Qual a importância deste filo para o ecossistema? Cite exemplos.

Os parasitas, além de poder controlar a relação entre a população de predadores e presas em um determinado ecossistema, por serem relativamente frágeis podem se tornar ótimos indicadores ambientais. A baixa biomassa ou inexistência de parasitas em um ambiente pode indicar que este encontra-se em estágio avançado de degradação. Eles são considerados organismos bioindicadores.

3 – Descreva o ciclo de vida da teníase e diferencie esta doença da cisticercose.

O individuo humano (hospedeiro definitivo) infectado libera ovos nas fezes. Um suíno/bovino ingere um alimento contaminado por ovos da tênia, e vira o hospedeiro intermediário do parasita. As larvas se desenvolvem e progridem para cisticercos na musculatura do porco. O ser humano se infecta ingerindo carne mal cozida com os cisticercos. Esses cisticercos se desenvolvem no intestino delgado e chegam à fase adulta (tênia). A tênia se reproduz dentro do intestino e produz ovos que são liberados pelas fezes do individuo infectado.

Já a cisticercose caracteriza-se pela ingestão direta dos ovos da tênia pelo ser humano. Esses ovos dão origem a larvas que perfuram o intestino e caem na corrente sanguínea, podendo se instalar em órgãos, como o cérebro.

Filo Nematoda

1 – Descreva 3 características encontradas nos vermes nematodas que os diferenciam dos vermes platelmintos.

R: 1. Os nematodas possuem sistema digestório completo, os vermes platelmintos não o possuem.

2. Os nematodas possuem cutícula na epiderme, que serve para diminuir a perda de agua pelo corpo e sustentar seu corpo cilíndrico.

3. Os nematodas são os primeiros animais pseudocelomados, diferenciando-os dos outros filos mais primitivos.

2 - Qual a importância ecológica deste filo? Cite exemplos.

R: São parasitas de seres humanos, animais e plantas, tendo grande importância em saúde, fonte de alimento e equilíbrio biológico em ecossistemas.

3 – Descreva o ciclo de vida da ascaridíase e da filariose.

R: Ascaridíase: 1- A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminados pode introduzir ovos de lombriga no tubo digestório humano.

2- No intestino delgado, cada ovo se rompe e libera uma larva.

3- Cada larva penetra no revestimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofre algumas mudanças de cutícula e aumenta de tamanho.

4- Permanece nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia.

5- Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traqueia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e faringe.

6- Em seguida, são deglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes adultos.

7- Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos. Cerca de 15.000 por dia. Todo esse ciclo que começou com a ingestão de ovos, até a formação de adultos, dura cerca de 2 meses.

8-Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, dotado de casca protetora, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.

9- Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo homem.

Filariose: As larvas são transmitidas pela picada dos mosquitos e da mosca Chrysomya conhecida como Mosca Varejeira. Da corrente sanguínea elas dirigem-se para os vasos linfáticos, onde se maturam nas formas adultas sexuais. Após cerca de oito meses da infecção inicial, começam a produzir microfilárias que surgem no sangue, assim como em muitos órgãos. O mosquito é infectado quando pica um ser humano doente. Dentro do mosquito as microfilárias modificam-se ao fim de alguns dias em formas infectantes, que migram principalmente para a cabeça do mosquito.

Filo Mollusca

1 – Quais são os animais que compõem o Filo Mollusca?

R: Caramujos, lesmas, ostras, mexilhões, lulas e polvos.

3 – Qual a importância dos moluscos para os ecossistemas onde são encontrados? Exemplifique.

R: Os moluscos também possuem uma grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívoros, consumidores de microrganismos, predadores de grandes presas (peixes, vermes) e herbívoros (alimentando-se assim de algas e outras plantas). Causam desequilíbrio ambiental quando há o aumento da população e extinção da espécie nativa.

4 – Qual a importância deste Filo para os seres humanos? Cite exemplos.

R: Alimentação, artesanato, bioindicadores, espécies pesquisadas para a indústria de fármacos, causam doenças, (vetores de doenças como elefantíase e esquistossomose), causam o entupimento de tubos/turbinas em hidroelétrica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com