TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Osmose

Trabalho Escolar: Estudo De Osmose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Prática: Estudo de osmose em célula animal

Introdução:

Glóbulos vermelhos são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou hemácias, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 x 106/mm³,[1] em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro (cada íon ferro é capaz de se ligar frouxamente a dois átomos de oxigênio), um para cada molécula de hemoglobina), e a sua função é transportar o oxigênio (principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias.

Meio Isotónico é quando a célula e o meio estão em isotonia, ou seja, a velocidade das substâncias que entram é igual a das substâncias que saem.

Solução hipertônica (ou hipertónica) é a solução em que a concentração de soluto "x" é maior que a concentração "y" de uma outra solução, separada da solução "x" por uma membrana semipermeável.

Solução hipotônica (ou hipotónica) é a solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana semipermeável. Pela osmose, o solvente tem tendência a passar do meio hipotônico para o meio hipertónico.

A plasmólise é a retração do volume das células por perda de água. Este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água por osmose.

Deplasmólise é o fenômeno inverso da plasmólise, isto é, quando a célula plasmolisada é colocada em um meio hipotônico, retornando ao seu volume original.

Objetivos:

Analisar a morfologia das hemácias em diferentes soluções salinas, obtendo-se uma evidencia indireta da presença da membrana plasmática.

Material:

Algodão.

Álcool.

Microlanceta descartável.

2 laminas e 2 lamínulas.

Solução de cloreto de sódio 0,4%; 0,6%; 0,9%; 2,0%.

Conta-gotas.

Papel de filtro.

Procedimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com