TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Tecido Epitelial E De Revestimento

Trabalho Universitário: Estudo Dirigido Tecido Epitelial E De Revestimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  3.210 Visualizações

Página 1 de 7

TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO – ESTUDO DIRIGIDO (explique os itens abaixo)

1. Principais funções que os epitélios exercem;

Revestimento da superfície ou de cavidades do corpo (T.E.R.) e secreção (T.E.G.)

2. Classificação geral dos epitélios;

Epitélio de revestimento e Epitélio glandular.

3. Classificação dos epitélios de revestimento considerando o nº de camadas e a morfologia celular. Dê um exemplo para cada tipo;

Quanto ao número de camadas, são classificados como Simples (S), Pseudoestratificado (Pe) ou Estratificado (E), já quanto a morfologia, são classificados como Pavimentoso (P), Cúbico (Cb), Colunar (Cl) ou Transição (T). Ex: Endotélio (S/P), Ductos de glândulas (S/Cb), Revestimento do lúmen intestinal (S/Cl), Revestimento da traqueia (Pe), Epiderme (E/P), Folículos ovarianos em crescimento (E/C), e Membrana conjuntiva do olho (E/C).

4. Composição e importância da lâmina/membrana basal;

É uma estrutura composta principalmente por colágeno, glicoproteína e proteoglicanos localizadas entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo adjacente, cujas principais funções são: promover a adesão do tecido epitelial no tecido conjuntivo adjacente, regular à proliferação e a diferenciação celular e difundir de forma seletiva moléculas entre ambos os tecidos.

5. Coesão entre as células epiteliais e os elementos envolvidos;

As células epiteliais possuem uma pequena quantidade de matriz extracelular e permanecem firmemente aderidas umas as outras por meio de junções intercelulares (Ex: Junções de adesão, junções de oclusão e junções comunicantes).

6. Polaridade de células epiteliais;

Em muitas células epiteliais a distribuição de organelas no polo basal é diferente das organelas encontradas no polo apical; a esta diferente distribuição, dá-se o nome de polaridade das células epiteliais.

7. Especializações da superfície livre das células epiteliais;

A superfície livre de muitos tipos de células epiteliais apresenta modificações com a função de aumentar sua superfície (Microvilos) ou mover partículas (cílios e estereocílios).

8. Nutrição e inervação dos epitélios;

A maioria dos tecidos epiteliais é ricamente inervada por terminações nervosas provenientes de plexos nervosos originados da lâmina própria.

9. Renovação dos epitélios.

A maioria dos tecidos epiteliais são estruturas dinâmicas cujas células são constantemente renovadas por atividade mitótica a uma taxa que varia de acordo com a sua localização. Pode ser rápida, como no epitélio intestinal ou lenta, como no fígado e no pâncreas.

TECIDO EPITELIAL GLANDULAR – ESTUDO DIRIGIDO (explique os itens abaixo)

1. Grânulos de secreção;

São moléculas a serem secretadas que estão temporariamente armazenadas nas células em pequenas vesículas envolvidas por membrana.

2. Substâncias produzidas pelas células glandulares, exemplificando-as;

Podem ser substâncias que irão agir em cavidades do corpo, como as enzimas do suco gástrico, ou no meio externo, como o suor, sendo em ambos os casos produzidos por glândulas exócrinas, ou podem ser substâncias que irão agir diretamente nos tecidos do organismo, como os hormônios, que são produzidos por glândulas endócrinas.

3. Classificação quanto ao número de células

Podem ser unicelulares, como é o caso da célula caliciforme, mas em geral são agregados multicelulares, como por exemplo, a glândula tireoide.

4. Classificação quanto ao local de eliminação da secreção;

Quanto ao local de eliminação, são classificadas em: Exócrinas, quando eliminam seu produto, através de um ducto, em uma cavidade oca ou no meio externo do corpo; ou Endócrinas, quando eliminam seu produto, sem auxílio de ducto, na corrente sanguínea.

5. Porções de uma glândula exócrina pluricelular;

As glândulas exócrinas sempre têm duas porções: Porção secretora, constituída pelas células responsáveis pela secreção, e Porção excretora (ductos excretores), que é responsável pelo transporte dos produtos secretados a seu respectivo destino.

6. Classificação quanto à maneira de eliminar a secreção, com exemplos;

Quanto a maneira de eliminação podem ser classificadas em: Merócrina, quando o produto é secretado sem que haja perdas do material celular; Holócrina, quando o produto é secretado juntamente com toda a célula; e Apócrina, quando o produto é secretado junto com pequenas porções da célula, sem eliminá-la no processo.

7. Classificação das glândulas exócrinas de acordo com os seguintes critérios (com exemplos):

a. Quanto à morfologia dos ductos – Os ductos podem ser simples, quando eles não se dividem (Ex: Glândula sudoríparas), ou compostos, quando eles se dividem (Ex: Pâncreas).

b. Quanto à morfologia da porção secretora – Podem ser classificadas como: Acinosa, quando a porção secretora se apresenta sob forma esférica ou arredondada (Ex: Glândula sebácea); Tubulosa, quando a unidade secretora apresenta aspecto de tubos alongados (Ex: Intestino grosso) e Túbulo-Acinosa, quando se encontra na mesma glândula porções secretoras tubulosas e acinosas (Ex: Glândula submandibular).

c. Quanto à natureza da secreção de glândulas associadas ao trato digestivo, como as glândulas salivares – Quanto à natureza da secreção, elas podem ser classificadas em: Mucosa, quando produz uma secreção viscosa ("muco"), rica em proteínas e carboidratos; Serosa, quando produz uma secreção mais fluído, com grande quantidade de proteínas e Mista, quando produz secreção mucosa e serosa ao mesmo tempo.

8. Controle da função glandular;

O controle da função glandular é feito através de mensageiros químicos, seja por via endócrina ou nervosa.

9. Células mioepiteliais;

São células com função contrátil, localizadas tanto na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com