TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  1.224 Visualizações

ESTUDO DIRIGIDO- DISCIPLINA FUNDAMENTOS CIENCIAS SOCIAIS

Assunto: Introdução,cultura, Desigualdade Social no Brasil, Capítulo 4 ( A emergência do pensamento social em bases científicas)

1. Defina Cultura a partir do conceito elaborado por Tylor;

Tylor definiu Cultura como a expressão da totalidade da vida social do homem, caracterizada pela sua dimensão coletiva, adquirida em grande parte inconscientemente e independente da hereditariedade biológica.

2. Como adquirimos cultura?

É transmitida por herança social, através do processo de socialização, dividindo a nossas experiências, gerando uma multiciplicidade de interpretações da realidade que nos cerca.

3. Discorra sobre a seguinte expressão: “Não é correto relacionar Cultura com acesso à educação formal ao conhecimento científico...”.

Uma vez que, qualquer indivíduo que faça parte de uma determinada sociedade e que compartilhe com os demais membros desta mesma sociedade valores, crenças costumes, hábitos alimentares, gostos musicais, etc. esse individuo possui cultura. Ela esta presente nos mais variados aspectos de um grupo social, compreende a totalidade das criações humanas, inclui ideias, valores, manifestações artísticas de todo tipo, crenças instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumento de trabalho...enfim, não tem absolutamente nada a ver com acesso a educação formal.

4. Relacione Etnocentrismo e Relativismo Cultural

O etnocentrismo nada mais é do que a tendência de utilizar como referência padrões culturais da sua própria cultura para julgar outras normalmente consideradas inferiores.Em contrapartida o relativismo cultural defende que nenhuma sociedade e sua cultura pode servir de parâmetro para julgamento de outras.Segundo essa corrente cada cultura deve ser julgada dentro de seu contexto cultural.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com