TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO

Monografias: ESTUDO DIRIGIDO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  1.748 Visualizações

Página 1 de 2

RELAÇÃO DE PENSAMENTO SIMBOLICO E ESPIRITO ESTUDO DIRIGIDO – DISCIPLINA FUNDAMENTOS CIÊNCIAS SOCIAIS

Assunto: Introdução, Cultura, Desigualdade Social no Brasil.

1. Defina Cultura a partir do conceito elaborado por Tylor;

2. Como adquirimos cultura?

3. Discorra sobre a seguinte expressão: “Não é correto relacionar cultura com acesso à educação formal, ao conhecimento científico...”.

4. Relacione Etnocentrismo e Relativismo Cultural

5. A partir de Tuner (1986), fala sobre cada um dos conceitos de igualdade e relacione o conceito de igualdade de oportunidade com políticas de ação afirmativa

6. O que você entende por discriminação positiva?

7. Tilly(1998) “entende que o foco das ações contra as desigualdade deve incidir especialmente sobre as desigualdade categorias, [...] e que tais desigualdades de pares categóricos são de difícil superação.” Discorra sobre o assunto. A teoria da evolução, proposta por Charles Darwin (1809-1882) não ficou restrita ao estudo das ciências naturais, ela estimulou o conhecimento em diversos campos que procuravam respostas para questões sobre a origem do universo (Astronomia, Geologia) e dos seres humanos (História, Arqueologia, Paleontologia, Antropologia).

A Paleontologia, área que estuda os fósseis, aponta uma série de mudanças ocorridas na espécie humana desde seu aparecimento há cerca de três milhões de anos: Homo Habilis (2 milhões de anos); Homo Erectus (1,8 milhões de anos); Homo Sapiens (300 mil anos) e Homo Sapiens Sapiens (195 mil anos).

As mudanças só foram possíveis por causa da capacidade do gênero humano de pensar e lutar pela superação de suas necessidades. A liberação das mãos, em virtude da posição ereta, possibilitou o uso de ferramentas, bem como a condição de pegar e segurar objetos. É nesse processo que se origina o trabalho, considerado como a atividade que exige do ser humano o uso constante de suas capacidades mentais e físicas na construção dos meios que possibilitem a sobrevivência.

Esse processo levou milhares de anos e atingiu a todos os indivíduos, pois foram conquistas dentro de um processo educativo coletivo, em que juntos aprenderam a sobreviver e os levaram ao desenvolvimento da linguagem.

O trabalho humano transformou a natureza e o próprio homem também se transformou. Ele deixou de ser nômade e passou a viver em lugares fixos, desenvolvendo atividades agrícolas e pastoris, possibilitando a organização social em tribos.

As tribos cresceram e se multiplicaram, o trabalho se dividiu e diversificou, surgiram regras de convivência, crenças, tradições, desejos de dominação de uma tribo sobre ao outra e as lutas travadas levaram à escravização dos grupos derrotados.

Em meio à divisão do trabalho e à escravização, surgiram as primeiras cidades. A vida urbana solicitou novas necessidades como o comércio, a navegação e o artesanato. Nela se instituiu nova forma de viver: as normas se fixaram em leis, as trocas de idéias passaram a ser mais constantes, os costumes se solidificaram e etc. Nasceu assim a Sociedade, compreendida como a vida em grupo que se caracteriza por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com