TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigidp

Artigo: Estudo Dirigidp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo dirigido

1. Comente as regras de Chargaff de acordo com a composição de bases constituintes do DNA.

A quantidade total de nucleotídeos pirimidínicos (T + C) é sempre igual à quantidade de nucleotídeos purínicos (A + G).

A quantidade de T é sempre igual à quantidade de A, e a quantidade de C é sempre igual à quantidade de G. Mas a quantidade de A + T não é necessariamente igual à quantidade de G + C.

2. Como é caracterizado o arcabouço da estrutura do DNA?

O arcabouço de cada filamento de DNA é formado de unidades alternadas de fosfato e desoxirribose que são conectadas por ligações fosfodiéster.

3. O que compreende a renaturação e desnaturação dos ácidos nucléicos?

Desnaturação ocorre na separação das fitas de DNA. há aumento de temperatura, baixa concentração de íons, o ph aumenta e causa a separação das fitas. A renaturação é um retorno as condições iniciais, onde o Ph e temperatura diminui.

4. Como ocorre o alongamento das cadeias do DNA?

Como o DNA possui polaridades inversas, enquanto que uma fita tem 5’ – 3’ e outra 3’ – 5’, a DNA polimerase só acrescenta nucleotídeos à ponta 3’ de uma cadeia crescente usando como molde um único filamento de DNA, desta forma uma fita sempre será alongada de 5’ – 3’ de forma contínua no sentido da forquilha de replicação.

5. O que caracteriza o processo semi-conservativo e semi-descontínuo da replicação ?

O processo semi-conservativo compreende um processo de replicação em que a dupla hélice de cada molécula-filha de DNA contém um filamento da molécula original de DNA e um filamento recém-sintetizado. O processo semi-descontínuo envolve uma replicação que é contínua em uma das fitas e descontínua na outra fita, como a abertura da dupla fita é gradual a partir da forquilha de replicação e sentindo da replicação se dá 5' – 3’ a síntese das duas fitas ocorrem em sentidos opostos sendo uma continua e a outra em pequenos fragmentos (semi-descontínua).

6. Quais as principais diferenças entre as moléculas de DNA e RNA?

O DNA é um polímero de unidades de desoxirribonucleotídeos, com uma dupla hélice composta de duas cadeias de nucleotídeos mantidas juntas pelo pareamento complementar de A com T e G com C, o DNA possui dupla hélice, sua base pirimidínica é a timina e o carbono 2' de sua pentose (desoxirribose) é ligado ao H e tem a função da replicação. O RNA possui fita simples, sua base pirimídica é a uracila e o seu carbono 2' da pentose (ribose) se liga a hidroxila (OH) e tem função da transcrição.

7. Como ocorre a síntese da cadeia do RNA? Quais os elementos envolvidos?

Primeiro, os dois filamentos da dupla hélice de DNA separam-se localmente, e um dos filamentos separado atua como um molde para a síntese de RNA. Em seguida, os ribonucleotídeos que foram quimicamente sintetizados em outra parte da célula formam pares estáveis com suas bases complementares no molde. Cada ribonucleotídeo é posicionado em oposição à sua base complementar pela enzima RNA polimerase. Essa enzima liga-se ao DNA e move-se ao longo dele, unindo os ribonucleotídeos alinhados para fazer uma molécula crescente de RNA. O crescimento do RNA é sempre no sentido 5’ para 3’. A medida que a molécula de RNA polimerase se move ao longo do gene, ela desenrola a dupla de DNA à frente dela e reenrola o DNA que já foi transcrito. À medida que a molécula de RNA progressivamente aumenta, a ponta 5’ do RNA deslocada do molde e a bolha de transcrição fecha-se atrás da polimerase.

8. Quais as principais fases do processo de transcrição?

As principais fases do processo de transcrição são: iniciação, alongamento e término.

9. Caracterize a região promotora de um gene.

É uma área que possui uma sequência específica de bases nitrogenadas que antecede os sítios de iniciação da transcrição. Desta forma em procariotos a holoenzima ao passar por esta área irá sinalizar o início da transcrição.

10. Quais os mecanismos de término da transcrição em procariotos?

A transcrição de um gene individual continua além do segmento codificante de proteína do gene, criando uma região 3’ não-traduzida (3’ UTR) na ponta do transcrito. O alongamento continua até que a RNA polimerase reconheça sequências especiais de nucleotídeos que atuam como um sinal para o término da cadeia. O encontro com os nucleotídeos de sinal inicia a liberação do RNA nascente e enzimas do molde. Os dois mecanismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com