TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Fisico

Artigos Científicos: Exame Fisico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

Exame físico Neonatal

Alguns tópicos são fundamentais para um exame físico bem sucedido,sendo entre eles histórico materno ( uso de drogas, tabagismo, consumo de álcool ); Histórico familiar como alguma doença atual ou relevante para o exame; Histórico neonatal,ou seja, antes do parto ou até mesmo durante.

O sinais vitais são sempre de grande importância.

Exame Físico Tórax

Inspeção: A forma do tórax no RN é arredondada, observar assimetrias, escavações ou abaulamentos, retrações costais. O tipo respiratório do RN é abdominal. A frequência respiratória é em média de 40 mrpm (30 a 50 mrpm) e deve ser contada em um minuto, pois a respiração do RN é irregular.

Palpação: Frêmito cardíaco e tóraco-vocal (durante o choro). Localizar o ictus cordis (no RN normal, entre terceiro e quarto EIE, para fora da linha hemiclavicular), avaliar sua sede, extensão e força.

Percussão: No RN faz-se a percussão em casos de suspeita de pneumotórax, quando o achado clínico será o timpanismo.

Ausculta pulmonar: Auscultar simétrica e comparativamente em todos os campos pulmonares.

Exame pulmonar:

Inspeção: é o item semiológico de maior valor no exame pulmonar. Avaliar o padrão respiratório quanto à frequência, amplitude dos movimentos, tiragem, retração xifoidiana, batimentos de asas do nariz, estridor expiratório, gemido. Utilizar o Boletim de Silverman-Anderson.

Sinal da dançarina do ventre avalia paralisia diafragmática unilateral. Na expiração completa o umbigo deve tocar uma caneta situada sobre o mesmo. Na inspiração o umbigo se deslocará para cima e para o lado paralisado.

Ausculta: deve ser bilateral e comparativa. Auscultar as regiões axilares. Avaliar a presença de creptos, roncos e diminuição do murmúrio vesicular.

Ausculta cardíaca: Auscultar os quatro focos cardíacos, avaliando o ritmo, o número de bulhas e as fones; observar a presença de sopros. A ausculta deve ser feita em todo o precórdio e regiões vizinhas. Contar a frequência cardíaca que no RN é de 80 a 170 (normal de 140) bpm.

Durante esses exames podem ou não ser detectados alguns sintomas que podem deixar duvidas,nesse caso pode ser feito um exame radiológico do tórax do RN

REALIZAÇÃO DO EXAME RADIOLÓGICO DE TÓRAX

O exame radiológico de tórax do RN prematuro deve preferencialmente ser realizado na UTI neonatal, com aparelho radiológico portátil. O técnico, quando realizar o exame radiológico, deve sempre lavar as mãos, visando diminuir a incidência de infecções nestes pacientes, já que os mesmos costumam apresentar baixas defesas em seu sistema imunológico(5).

Para reduzir a carga de radiação no RN, pode ser efetuada apenas a incidência antero-posterior de tórax, a qual, na maioria das vezes, fornece informações suficientes para a realização do diagnóstico(6).

É aconselhável a inclusão do abdome na primeira radiografia, pois isto possibilita a avaliação preliminar do ar nas alças intestinais e a exclusão de doenças abdominais que podem ocasionar sintomas respiratórios.

Nas radiografias subseqüentes, a inclusão do abdome e a incidência em perfil do tórax somente devem ser realizadas quando houver alguma indicação clínica ou quando for necessário avaliar a localização de sondas e cateteres(1,4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com