TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Físico RN

Monografias: Exame Físico RN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

Exame Físico RN

A médica pede para a mãe retirar toda a roupa do bebe, observa como esta vestida, se usa chupeta, se chora se há a presença de formações grosseiras, há padrão respiratório, e os movimentos da criança.

Nessa faixa-etária é comum apresentar pele de coloração rosa, algumas vezes com discretas escamações em alguma parte do corpo. A criança então é pesada e sua estatura é medida com a régua graduada. É fundamental a medida dos perímetros, no cefálico a fita deve passar pela parte mais saliente do frontal e ossipital, o perímetro torácico deve ser medido com a fita passando na altura dos mamilos, e o abdominal passando a fita na altura do umbigo, a medica mede então a temperatura na região axilar onde o termômetro deve ser mantido por pelo menos três minutos.

A medica começa pelo crânio observando a forma, couro cabeludo, cor dos cabelos e redemoinhos, depois poupa para sentir o contorno, em seguida examina os olhos, a distancia entre eles, nível em relação a face, simetria, mobilidade, coloração das mucosas, córneas, pálpebras e presenças de secreções. Nas orelhas observa a forma, presença de conduto auditivo, orifício , usa o otoscópio para observar o ouvido porque ajuda na visualização do conduto auditivo externo e tímpano. No nariz além da forma, presta atenção na presença de secreções.

Para observar a boca, gengiva, bochechas e palatos, ela baixa o queixo da criança e apalpando à procura de fendas, palatinos, submucosas, com a lanterna observa o orofaringe e com o abaixador de língua excepciona as mucosas da bochecha , a gengiva, os freios labiais e lingual, o palato e a região posterior do orofaringe.

O exame continua com a medica procurando possível linfonodos, depois ela examina o tórax, a presença de tumefação nos mamilos é muito frequente, algumas vezes com pequenas quantidades de secreção láctica, o ideal é manter o bebê tranquilo, pois ajuda no exame do aparelho respiratório, o padrão respiratório é medido através das impulsões abdominais sendo normal os valores entre 40~45 movimentos por minuto, a palpação torácica é feita suavemente com objetivo de avaliar o freio tórax-vocal, primeiro em cada um dos hemotórax separadamente, e depois de forma comparativa, na avaliação do som da precursão deve-se atentar-se na vibrações e resistência dos locais percutidos, ausculta cardíaca é muito importante nessa faixa etária, e deve abranger não apenas os focos cardíacos, mas todo área precordial, região axilar e supra clavicular, o estetoscópio apropriado e com diâmetro reduzido, que permite melhor avaliação das áreas explorados, deve-se determinar a frequência rítmica, a intensidade das pulhas cardíacas e a presença de outros ruídos ou sopros, a medida da frequência cardíaca, sendo normal de 70 à 170 bpm, a palpação dos pulsos periféricos deve ser realizada de forma comparativa, assim como a medida da pressão artéria.

Na região abdominal começa com a ausculta inspecionando forma e simetria, presenças de movimentos peristálticos, circulação colateral, abolamentos e a cicatriz umbilical, a precursão e apalpação devem ser realizadas em todo abdômen, quando é possível perceber consistência, regularidade e tamanho do fígado e do baço, inspecionar a coluna em toda sua extensão, os membros e intensidade do movimento, avaliando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com