TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame físico e químico do sêmen

Tese: Exame físico e químico do sêmen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Tese  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório de Aula Prática

Disciplina de Microbiologia

Prof. Ms. Amanda Mortoza

Aluno: Tállita Martins de Miranda

Curso: Biomedicina, 7º Período, Noturno Data: 27/03/13

TEMA DA AULA

Espermograma

INTRODUÇÃO

A analise do sêmem é indicada em casos de infertilidade conjugal, avaliação e controle do paciente pós vazectomizado, avaliação de doenças testiculares e penianas sobre o espermatogênese.

O sêmem normal é uma mistura de espermatozóides e secreções provenientes dos testículos e epidídimos, os quais são misturadas durante a ejaculação com secreções oriundas da próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretais. A composição final é um liquido viscoso que forma o ejaculado.

OBJETIVOS

Observar tanto o exame físico e químico do sêmen:

Exames Físico:

• Liquefação ou Coagulação;

• Volume;

• Aspecto;

• Cor;

• Viscosidade;

• pH.

Exame Microscópico:

• Motilidade;

• Vitalidade;

• Contagem dos espermatozóides;

• Contagem de leucócitos e hemácias;

• Morfologia dos espermatozóides;

• Parasitos/Fungos/Cristais

MATERIAL E MÉTODOS

1. A amostra deve ser coletada durante um período de abstinência sexual de 3 a 5 dias. O paciente deve ser instruído para evitar perda de material, principalmente o 1º jato, que contem a maior concentração de espermatozóides.

2. A amostra deve ser obtida por masturbação e ejaculada dentro de um recipiente de boca larga de vidro ou de plástico. Se for de plástico, deve-se analisar o possível efeito tóxico sobre os espermatozóides. Deve-se evitar um choque frio à coleta e proteger de temperaturas extremas (-20ºC ou +40ºC).

3. O frasco contendo a amostra deve ser identificado, contendo o nome do paciente, o período de abstinência sexual, data e hora da coleta, o nome do medicamento em uso.

4. Duas amostras devem ser coletadas, num período de 7 a 90 dias. Se o resultado destas duas analises forem discrepantes, análises adicionais devem ser examinadas, porque a produção de espermatozóides num mesmo individuo podem variar consideravelmente.

5. O ideal é coletar o material no laboratório, porem se isso não for possível, a amostra deve ser encaminhada ao laboratório dentro de no maximo 1 hora apos a coleta. repetir o exame, em resultados com menos de 25% de progressão rápida e linear.

6. Preservativos comuns não devem ser usados na coleta, pois podem interferir com a viabilidade dos espermatozóides. Em casos particulares, onde a masturbação não for possível preservativos especiais de silastico podem ser utilizados.

7. No caso da realização de uma avaliação microbiológica, o paciente deve primeiro urinar e depois fazer a assepsia das mãos e pênis antes de ejacular num frasco esterilizado.

8. Quando houver Dosagem de frutose no sêmen, o paciente deve fazer jejum alimentar de 12 horas.

EXAME FISICO:

 Tempo de Duração da Coagulação ou Tempo de Liquefação - TDC:

Procedimento: Pode ser feito imediatamente apos a ejaculação, colocando a amostra em uma estufa a 37ºC, e verificando em 5 em 5 minutos, cronometrando o tempo de liquefação. A O.M.S estabelece que o tempo de liquefação, deve ser observado em temperatura ambiente até 60 min apos a coleta do sêmem. Ocasionalmente, a amostra pode não liquefazer e nesse caso um tratamento adicional é necessário parta tornar a amostra analisável, portanto deve-se agitar a amostra em um vortéx, até se liquefazer.

 Volume:

Procedimento: Medir o Volume com proveta ou pipeta graduada.

 Aspecto:

Procedimento: O aspecto deve ser analisado após liquefação, por simples inspeção à temperatura ambiente, e sofre direta influencia da liquefação e coagulação.

 Viscosidade ou Consistência:

Procedimento: Pode ser estimada atraves de uma pipeta de 5 mL, deixando o sêmem pingar pela

 pH:

Procedimento: Medir o pH do sêmem, atraves de fita de pH.

EXAME MICROSCÓPICO:

 Grau de Motilidade ou Motilidade de 1ª hora:

Procedimento: Homogeneizar a amostra em temperatura ambiente (20ºC a 25ºC), colocando 10μl de sêmem, em uma lamina de vidro limpa e cobrir com uma lamínula de 22mm x 22mm. Fazer 2 laminas (fazer media entre as 2 laminas). Se o numero de espermatozóides por campo variarem consideravelmente, isso indica que a amostra não esta homogeneizada. Se o numero de espermatozóides for muito pequeno, devem-se centrifugar a amostra.

 Contagem dos Espermatozóides:

Procedimento: Fazer duas diluições em um tubo de hemólise, homogeneizar e preencher a Câmara de Newbauer, contando nas 4 quadrantes laterais da Câmara.

 Contagem Global de leucócitos e Hemácias:

Procedimento: O procedimento é o mesmo para contar leucocitose hemácias. Na diluição 1:20, conta-se as células nos 4 quadrantes laterais da Câmara, e multiplica o resultado por 50. O valor é expresso em mm3.

 Morfologia dos Espermatozóides Maduros:

Procedimento: Confeccionar um esfregaço fino(tipo hemograma), secar a temperatura ambiente e corar pela técnica de Leishmann, ou Papanicolau, ou May Grumwald. Observar em imersão, e contar 200 espermatozóides, sendo o resultado relatado em % de espermatozóides normais e espermatozóides anormais. A analise é multiparamétrica, cada defeito mesmo que presente em um mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com